‘Coreia do Sul e Singapura podem inspirar SC para ampliar comércio exterior’

Avaliação é do presidente da FIESC; ele e outros participantes da missão da entidade àqueles dois países compartilharam experiências durante a reunião da Câmara de Comércio Exterior

Florianópolis, 14.6.2023 – As experiências da Coreia do Sul e, principalmente, Singapura, podem inspirar Santa Catarina na ampliação de sua corrente de comércio internacional, observou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, durante a reunião da Câmara de Comércio Exterior da entidade, nesta quarta, 14. No encontro, Aguiar e outros participantes expuseram suas percepções a respeito da Missão Empresarial que a FIESC promoveu àqueles dois países na segunda quinzena de abril.

“A exemplo de Santa Catarina, Coreia do Sul e Singapura têm uma corrente de comércio internacional muito relevante; a diferença está na vontade de vender, na agressividade, no bom sentido, no comércio internacional”, falou o presidente da FIESC. Ele observou que a Coreia do Sul tem área territorial similar à de Santa Catarina, enquanto Singapura têm área similar à Florianópolis e população semelhante à catarinense. “Singapura tem um porto de transbordo, que movimenta 37 milhões de contêineres por ano. E o país já está planejando um novo porto, com capacidade para 62 milhões de contêineres anuais. Para comparar, o Brasil, com toda a sua imensa área territorial, movimenta 12 milhões de contêineres por ano”, destacou o empresário. “Aqueles dois países da Ásia realizam grandes investimentos em realizam consistentes investimentos em tecnologia e infraestrutura”, acrescentou.

Na reunião da Câmara, o secretário de Articulação Internacional (SAI) do governo do estado, Juliano Froehner, defendeu uma sinergia de todos os segmentos no contexto da internacionalização da economia catarinense. “Devemos apresentar uma única Santa Catarina para o mundo, independentemente de quem estiver no exterior”, falou. Froehner apresentou os projetos em andamento na sua pasta.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR