Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Copa: SC é o 8º estado que mais exporta para a Croácia, rival do Brasil nesta sexta

As exportações chegaram a quase US$ 3 milhões em produtos este ano

Florianópolis, 8.12.2022 - Nesta sexta-feira, 9, a seleção brasileira entra em campo a partir das 12h, para enfrentar a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. De acordo com análise do Observatório FIESC, as relações comerciais são positivas com Santa Catarina, principalmente na pauta exportadora, sendo o 8º estado que mais vende para o país europeu. O valor total exportado para a Croácia de janeiro a novembro de 2022 atingiu a marca de US$ 2,9 milhões.

Os principais produtos de exportação de Santa Catarina para a Croácia são as máquinas para trabalhar madeira, que em 2021 representavam 21% dos embarques catarinenses para o país, neste ano aumentaram para 33%. O papel kraft também aumentou do ano passado até agora, passando de 11% para 22% em 2022.

“No setor de equipamentos elétricos, SC exportou 22% em itens relacionados à produção de energia elétrica, como aparelhos de conexão de circuitos elétricos, condutores, resistências e acessórios elétricos. Todo esse cenário econômico demonstra a força dessa relação comercial com a Croácia”, destacou a economista do Observatório FIESC, Mariana Guedes.

Importações

Na pauta importadora, de janeiro a novembro de 2022, os principais produtos importados por Santa Catarina da Croácia são as pistolas, com participação de quase 70%. O setor de metalmecânica e metalurgia teve 73% de participação nas importações. Pode-se destacar também o aumento das compras catarinenses de dispositivos elétricos para motores (415%) e de aparelhos osciloscópios, usados para medir sinais eletrônicos, que aumentaram 101% em relação ao mesmo período de 2021.

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn