Florianópolis, 26.08.2025 - Executivos da cooperativa Coamo, do Paraná, estiveram em Florianópolis nesta segunda-feira (25) para anunciar a construção de um novo porto em Itapoá, no Litoral Norte do estado. Em reunião com o governador Jorginho Melo, revelaram que a intenção é começar a operar o terminal no início de 2030.
O grupo está investindo R$ 3 bilhões no espaço de 43 hectares, que vai contar com três berços de atracação e tem previsão de movimentar 11 milhões de toneladas por ano. Na estrutura, será possível operar GLP, granéis, líquidos combustíveis e fertilizantes.
A Coamo já opera no Porto de Paranaguá, no Paraná, mas sofre com frequentes filas para escoar a produção de grãos como soja, milho e trigo. Segundo o presidente executivo da cooperativa, Airton Galinari, o aumento da profundidade da Baía da Babitonga e as duplicações da SC-416 e SC-417 foram fatores considerados para a definição do investimento.
A previsão é de que sejam contratados 2 mil trabalhadores para as obras e que a operação do porto, quando pronto, gere 1.000 vagas de emprego.
Com informações do Governo do Estado.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer acesso direto a mais conteúdos como este? Assine a newsletter Indústria News e receba diariamente no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.