A convite da FIESC, grandes empresas de SC decidem criar comitê de responsabilidade social

WEG, Duas Rodas, Portobello, ArcellorMittal, Krona, Diamante Energia e Celesc fazem parte do grupo; objetivo é potencializar ações sociais

Florianópolis, 23.07.2024 – Grandes empresas do estado aceitaram nesta terça (23) convite da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) para criar um comitê de responsabilidade social, tema em voga no mundo corporativo.

O convite foi feito durante o evento A Força do Pilar S – Social da Indústria, realizado na sede da FIESC, em Florianópolis. Foi aceito por WEG, Duas Rodas, Portobello, ArcellorMittal, Krona, Diamante Energia e Celesc. Outras podem participar.

Pelo comitê, as empresas poderão trabalhar em ações sociais de forma conjunta, para potencializá-las. Também poderão trocar informações e experiências sobre projetos, indicar contatos, fontes de recursos e afins.

A proposta de formar o grupo não foi planejada. Surgiu em meio às discussões do encontro. “A atuação em rede é muito importante para as nossas ações chegarem a mais pessoas. O comitê ajudará nisto”, disse o gerente de Responsabilidade Social da FIESC, Sandro Volpato.

ARTICULAÇÃO

Para Ellen Garcia Dagostini, da Portonave, a união de forças tende a impulsionar ações sociais isoladas. “Devemos unir esforços. Precisamos de alguém que articule [as ações]. E a FIESC pode fazer este papel.”

Josiane Gonzaga dos Santos, da Duas Rodas, disse que a formação do grupo ajudará nas parcerias em torno das ações sociais. “A FIESC é um grande articulador para as empresas se unirem em torno das causas sociais”, destacou.

Palestrante do evento, a consultora em ESG Simone Faustine elogiou a criação do comitê por entender que ele integra esforços. “As ações sociais precisam ser duradouras e integradas (...). Quando a gente atua de forma fragmentada, os resultados podem não ser os mesmos.”

DEFINIÇÕES

Detalhes sobre agenda, pauta, forma de encontro do grupo e participação de outros integrantes ainda não foram definidos. Mas um dos assuntos já aventados para apreciação é o direcionamento de recursos do Imposto de Renda a projetos sociais relacionados à reciclagem, recém-aprovado no país.

O decreto que autoriza o aporte foi publicado no dia 10 deste mês. Ele estabelece que empresas que tributam por lucro real poderão aportar em projetos da área até 1% do imposto devido em cada período de apuração (trimestral ou anual).

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas