Acesse a cobertura fotográfica no Flickr da CNI.
Brasília, 16.03.2023 - Acadêmicos do UniSENAI campus Jaraguá do Sul automatizaram a conversão da bicicleta tradicional para a versão elétrica com um kit recarregável que custa a metade do preço de um modelo de entrada - em torno de R$ 5 mil reais. A solução é um dos destaques da exposição SESI e SENAI, que integra a programação do Festival SESI de Robótica, em Brasília. O projeto venceu a edição 2022 do Inova SENAI.
Edenilson Rocha, coordenador do curso de engenharia de controle e automação, explica que a automação visa tornar mais acessível esse tipo de veículo. “O kit atinge a carga total em 4 horas, sendo carregado em uma tomada simples de 220 volts. Sua autonomia é de 50 quilômetros. Possui controlador e sistema de frenagem exclusivos, desenvolvidos pelos estudantes”, detalha. O conversor pode ser acoplado em qualquer tamanho de aro.
Os acadêmicos que desenvolveram a inovação, Oscar Harbs e Matheus Franceschi, atuam em indústrias da região e criaram uma incubadora para transformar a ideia em negócio. Eles trabalham no up-grade da versão que terá conectividade com app para viabilizar a rastreabilidade e o gerenciamento de bateria e velocidade.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC