Satélite, desenvolvido pela entidade da FIESC em parceria com empresa Visiona, deve ser lançado em 2020 e vai facilitar mapeamento de áreas de produção agrícola e pecuária, além de proteção a áreas de conservação ambiental

Florianópolis, 10.12.2018 – A Embrapa e a Visiona Tecnologia Espacial assinaram um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de sistemas inteligentes aplicados à agricultura. O acordo, assinado na última sexta-feira (7), prevê o uso de informações fornecidas pelo primeiro satélite produzido pela indústria nacional. O equipamento vem sendo desenvolvido pelo Instituto de Inovação em Sistemas Embarcados, o SENAI/SC, entidade da FIESC, em parceria com a Visiona, joint-venture entre a Telebras e a Embraer. O satélite, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2020, permite o avanço no mapeamento e monitoramento de áreas de produção agrícola e pecuária, além de áreas de conservação e ecossistemas ambientais. 

“Com o satélite, o país dá mais um passo em direção ao que há de mais moderno em tecnologia. As informações precisas do equipamento, que será desenvolvido com pesquisas catarinenses, vão incrementar a agricultura nacional”, destaca o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, André Pierre Mattei. 

Orçado em R$ 12 milhões, o equipamento terá a dimensão, em centímetros, de 10x20x30 (por isso é tecnicamente chamado de nanossatélite). O satélite dará uma volta à Terra a cada hora e meia, numa órbita de 600 quilômetros (pouco mais que a distância em linha reta entre os extremos Leste e Oeste de Santa Catarina), coletando imagens e informações ambientais.

Soluções para a Segurança Pública
Em agosto, o SENAI/SC e a Polícia Militar de Santa Catarina firmaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a melhoria da segurança pública. O acordo prevê também o uso do satélite para ações em prol da segurança das cidades. 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn