Conselho Estratégico da Indústria defende necessidade de planejamento para SC

Tema foi tratado durante reunião híbrida, nesta segunda (18)

Florianópolis, 18.4.2022 - O Conselho Estratégico da Indústria Catarinense, debateu, nesta segunda (18), a necessidade de planejamento em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado. “Precisamos identificar os caminhos que Santa Catarina deve percorrer para continuar sendo destaque em crescimento socioeconômico”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar.

Um dos temas abordados foi a recorrente precariedade da infraestrutura de transporte de Santa Catarina. Aguiar lembrou que o custo logístico catarinense é elevado, na comparação com outros mercados: “o custo logístico de Santa Catarina em 2018 era de 14 centavos por real faturado. Quando comparamos com, por exemplo, os Estados Unidos, que é o principal concorrente da indústria catarinense, lá o custo logístico é 8,5 centavos por dólar faturado”.

Mesmo que essa disparidade não possa ser suplantada de imediato, o presidente da FIESC destaca que a redução em um ponto percentual (de 14% para 13%) representará uma economia de 3,23 bilhões de reais, “que poderão ser investidos na melhoria da produção fabril de Santa Catarina”. Metade do custo logístico do estado advém do transporte.

ESG, Arthur Lira e Missão à Itália

Na reunião do Conselho Estratégico da FIESC, que reúne algumas das principais lideranças industriais do estado para debater assuntos de interesse do setor, também foram apresentados o Fórum Radar e a missão que a FIESC promoverá à Itália. O Fórum Radar no dia 28 de abril tratará de ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa). No mesmo dia, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, profere palestra na sede da FIESC.

Já a missão institucional prospectiva à Itália, que será realizada de 3 a 12 de junho, promoverá visitas a centros de inovação e indústria 4.0, indústrias, centros de pesquisa, universidades e empresas referência em automação industrial, além da Feira MECSPE – o mais importante evento italiano do gênero dedicado à manufatura. A missão será focada em automação industrial, indústria 4.0 e inovação. Segundo o presidente da FIESC, a feira concentrará suas atividades na região da Emília Romagna, que tem características muito semelhantes a Santa Catarina, com produção bastante diversificada. A missão é promovida pela Gerência de Internacionalização da FIESC e as inscrições prosseguem até 30 de abril.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR