Florianópolis, 29.11.2024 - Os investimentos que a FIESC está realizando em todo o estado para atender as demandas da indústria em educação e os avanços que isso têm trazido para o setor foram destaques na reunião do Conselho Estratégico da Indústria de SC, que reúne algumas das principais lideranças industriais catarinenses. O encontro foi realizado nesta sexta-feira, dia 29, em Florianópolis.
“Estamos no caminho certo e investindo fortemente em educação, que é uma demanda importante da nossa indústria”, disse o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. Ele também destacou as ações da entidade para atrair profissionais para o setor, por meio da iniciativa Trabalhe na Indústria - que conecta profissionais que estão buscando emprego com as vagas oferecidas pelas empresas. Alguns conselheiros ressaltaram a qualidade da educação oferecida por SESI e SENAI e os impactos positivos dos investimentos na área para Santa Catarina.
Um dos destaques são os investimentos na Escola SESI de Referência que oferece uma proposta pedagógica alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao movimento STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Inclusive, a metodologia SESI de ensino está sendo aplicada à rede pública, por meio de parcerias estabelecidas com as prefeituras. Outra ação com os municípios são os programas para qualificar profissionais para a área de TI, como o Floripa Mais Tec, Tubarão Mais Tec, Içara Mais Tec e Joinville Mais Tec, que já impactou 80 mil pessoas. Na educação a distância, o SENAI-SC atende 18 estados.
No encontro também foram abordadas as iniciativas da entidade em infraestrutura de transportes, descarbonização, inovação e tecnologia e saúde e segurança no trabalho. Na questão da infraestrutura, Aguiar ressaltou que esse tema foi discutido com a bancada federal catarinense e com o Ministério dos Transportes, especialmente em relação à situação de colapso do trecho norte da BR-101. “A falta de uma infraestrutura de transportes adequada tem prejudicado muito o nosso desenvolvimento e tirado a competitividade de Santa Catarina”, declarou.
Entre os participantes presenciais e virtuais do encontro estiveram: Adolfo Fey (Metalúrgica Fey), Amélia Malheiros (Fundação Hermann Hering), Claudio Roberto Grando (Audaces), Décio da Silva (Weg), Fernando Fey (Metalúrgica Fey), Gilberto Heinzelmann (TNS Nano), Irani Pamplona Peters (Pamplona Alimentos), João Karsten Neto (Karsten), José Fernando Xavier Faraco (Dígitro), Monika Hufenüssler Conrads (Duas Rodas), Neivor Canton (AuroraCoop), Rolf Buddemeyer (Buddemeyer), Vicente Donini (Marisol) e Vilson Hermes (Grupo Dass).
Investimentos da entidade na área foram apresentados no encontro que reuniu lideranças do setor, nesta sexta-feira, dia 29, em Florianópolis