Conheça o D. Lab, o laboratório de inteligência do Observatório FIESC

Espaço tecnológico, na sede da Federação das Indústrias, desenvolve estudos nos eixos de economia, educação, saúde e tecnologia e inovação

📸 Clique aqui e confira a cobertura fotográfica da inauguração

Florianópolis, 21.3.2023 - O D. Lab, laboratório de inteligência do Observatório FIESC, foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 21. O ambiente imersivo de inovação auxilia nas estratégias da indústria catarinense e oportunidades de mercado, por meio de estudos setoriais. Tudo projetado em um espaço altamente tecnológico, com painéis interativos que apresentam os dados e indicadores do cenário econômico, que auxiliam na tomada de decisão.

“Para desenvolvermos novas soluções do próprio Sistema FIESC e do Observatório FIESC, nós projetamos o D. Lab. Aqui, realizamos comparações com regiões brasileiras e outros países, com estudos que nos fornecem informações sobre o mercado, tecnologia, produtividade e tendências para apoiar os projetos de reinvenção das empresas”, destaca a gerente executiva do IEL/SC, Eliza Coral.

O D. Lab é abastecido com cerca de 90 bases de dados nacionais e internacionais, conectadas com o Big Data, sobre o comércio internacional, empregos, intenção de investir na indústria, entre outros indicadores. A experiência do visitante é imersiva por meio do vídeo wall, com 10 telas de 55 polegadas cada, sendo um dos maiores da América do Sul, com resolução de 8k, que permite uma excelente visualização dos painéis estratégicos do portal do Observatório FIESC.

O gerente-executivo do Observatório Nacional da Indústria, Márcio Guerra, ressalta a parceria e importância do ambiente para o desenvolvimento da economia catarinense. “Com o D.Lab, os dados tornam-se mais acessíveis aos empresários e isso traz um impacto grandioso, servindo de exemplo para outras Federações e proporcionando um ambiente que gere oportunidades de interação com a indústria e o estado, promovendo uma grande transformação em Santa Catarina e no mundo”, ressaltou.

O coordenador do Observatório FIESC, Alexandre Ramos, enfatiza que “o espaço apresenta análises sobre os diversos segmentos da indústria e está pronto para atender empresários, industriais, comunidade acadêmica e órgãos governamentais para auxiliar em diversas soluções estratégicas e em oportunidades de negócios”.