Florianópolis, 19.08.2024 – Ser promovido é um desejo comum entre os trabalhadores. Mas quem está no mercado de trabalho, independentemente do ramo, sabe o quanto é difícil ser percebido pelo chefe e ser convidado a assumir postos mais altos.
Para contribuir com quem está tentando ascender profissionalmente, a Indústria News pesquisou dicas de especialistas em desenvolvimento de carreira. Confira o que dizem Fabia Monteiro e Fernanda Santarini. As duas são Top Voice no LinkedIn, rede social focada em trabalho.
1) Antecipe-se: quem quer ser promovido precisa agir como se já ocupasse a posição desejada; não pode ficar esperando ser convidado a mostrar que pode mais do que já está fazendo.
2) Atente às pequenas ações: é muito comum demonstrar interesse em postos mais altos quando a oportunidade aparecer; mas é importante saber que, na maioria das vezes, o fator determinante é a forma como a pessoa age, decide e cuida das suas relações no dia a dia, ao longo do ano.
3) Seja comprometido: é preciso estar comprometido com pares, colegas, líderes, metas e objetivos da empresa. Importante também cumprir o que promete, incluindo aí os prazos.
4) Esteja disponível ao novo: profissionais apegados a um cargo ou setor tendem a progredir menos rapidamente; para ampliar as chances, é bom estar aberto a aprender e a se desenvolver; também é interessante pedir mais responsabilidades ao chefe.
5) Tenha postura proativa: busque oportunidades, entregue mais do que o que foi pedido. Dê ideias de melhoria de processos ou tarefas. Se voluntarie a assumir projetos mais desafiadores.
6) Seja claro e objetivo: expresse suas ideias de maneira coerente, traga dados e fatos para as conversas, respeite as opiniões divergentes da sua e as utilize para aumentar o seu repertório.
7) Mostre resultados: chefes gostam de resultados. Então, destaque números, registros, metas atingidas. Demonstre como isso impactou o time e a empresa. Mostre interesse verdadeiro em contribuir com o todo.
8) Seja flexível e adaptável: encare as mudanças como aprendizado. Se adaptar a novas situações faz muita diferença, principalmente para aqueles que querem uma posição de liderança.
9) Peça feedback: não espere os ciclos tradicionais de retorno sobre seu trabalho. Busque este direcionamento de tempos em tempos e esteja aberto a ouvir, assimilar e a se desenvolver.
10) Tenha objetivos claros: não basta querer ser promovido, apenas; é importante saber aonde se quer chegar, pois isso permitirá traçar uma estratégia mais efetiva.
11) Administre seu tempo: muitas pessoas vivem ocupadas, mas isso não significa que sejam produtivas; progredir no trabalho passa, também, por eliminar distrações.
12) Atualize-se: o trabalhador deve ficar atento às novidades da área em que quer atuar; estar atualizado é uma forma de se distinguir e de se tornar uma referência na empresa.
13) Tenha contatos: mantenha contato com pessoas estratégicas, e se aproxime daquelas que podem considerar seu trabalho em caso de oportunidades.
14) Mantenha o foco em soluções: trabalhadores que só apontam procedimentos errados tendem a receber rótulos negativos na corporação; o interessante é focar nas soluções.
15) Posicione-se: participe de forma ativa nas reuniões; se posicione e esteja aberto a discussões saudáveis.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Siga a Indústria News! Você receberá por por e-mail, WhatsApp ou LinkedIn conteúdo econômico e notícias da indústria catarinense.