Indicador atingiu 65,7 pontos em outubro, patamar próximo ao registrado nos meses de janeiro e fevereiro, informa pesquisa do Observatório FIESC, divulgada nesta sexta-feira, dia 16

Florianópolis, 16.10.2020 – O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Santa Catarina registrou a sexta melhora consecutiva em outubro. O estado atingiu 65,7 pontos, patamar próximo ao registrado nos meses de janeiro e fevereiro, informa pesquisa do Observatório FIESC, divulgada nesta sexta-feira, dia 16. O resultado catarinense está acima da média nacional, que no mês atingiu 61,8 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam confiança e abaixo de 50 pontos falta de confiança na economia.

>>> Clique aqui e veja os dados completos

A confiança do setor de transformação atingiu 67,6 pontos em outubro, mantendo as perspectivas positivas para o segmento. O resultado representa um aumento de 0,9 ponto em relação ao mês anterior. A pesquisa apontou ainda que a melhora da percepção sobre as condições da economia do estado tem contribuído para o aumento nos níveis de expectativa, de maneira semelhante entre empresas de pequeno, médio e grande portes.

O ICEI da construção civil, por sua vez, indicou que os empresários do setor continuam confiantes em relação às perspectivas de melhora da economia nos próximos meses, com o resultado mantendo-se acima dos 50 pontos. O indicador totalizou 51,5 pontos no mês de outubro. A manutenção da taxa de juros nas mínimas históricas estimulam a atividade econômica no setor, facilitando a obtenção de crédito para a realização de investimentos e para o financiamento imobiliário. Assim como no setor da transformação, as condições atuais positivas contribuem com o otimismo mais difundido, destaca a análise da FIESC. 
 


 

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina