O índice atingiu 57,3 pontos em Santa Catarina. O resultado coloca o ICEI do estado novamente próximo à média nacional, após cinco meses consecutivos em patamar abaixo.

Florianópolis, 20.6.2022 – A confiança do industrial catarinense registrou o maior patamar em 2022. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), apurado em Santa Catarina pelo Observatório FIESC, aumentou 2,6 pontos em junho, o dobro do avanço da média nacional no período. O resultado coloca o ICEI catarinense novamente próximo à média nacional, após cinco meses consecutivos em patamar abaixo. O ICEI nacional também ficou no nível mais alto do ano em junho.

:::: Clique aqui e confira a análise completa

A análise do Observatório destaca que, apesar dos desafios que o industrial enfrenta, como a pressão de custos, a inflação e o aumento da taxa de juros, há um otimismo maior. O índice atingiu 57,3 pontos em Santa Catarina, o que indica mais confiança entre os empresários industriais catarinenses.

O Índice de Condições Atuais apresentou o primeiro resultado do ano acima dos 50 pontos, o que indica uma percepção de melhora em relação às condições atuais da economia brasileira na comparação com os seis meses anteriores. O indicador referente às expectativas para os próximos seis meses também apresentou o maior valor de 2022, o que indica uma maior disseminação do ambiente de otimismo futuro entre os empresários industriais do estado.

O levantamento mostra que, de maneira geral, as políticas fiscais de isenção tributária impactaram positivamente a percepção dos industriais. Embora o cenário de aumento na taxa de juros e gargalos logísticos de caráter global se mantenham, iniciativas do governo federal para acomodar as expectativas de inflação de curto prazo tiveram um impacto positivo na confiança do empresário.