Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Confiabilidade do sistema elétrico é essencial, avalia FIESC

Problemas como o apagão ocorrido nesta terça-feira (15) não podem se repetir, alerta a entidade

Florianópolis, 16.8.2023 - A Federação das Indústrias (FIESC) acompanha os desdobramentos do apagão que afetou todo o país nesta terça-feira (15). Para a entidade, é essencial  que se esclareçam as razões na interrupção do fornecimento de energia, sem politizar o tema. “O fundamental é que seja assegurada a confiabilidade do sistema elétrico brasileiro, evitando um novo incidente dessa magnitude”, resume o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar.

Ele lembra que, no caso da indústria, interrupções deste tipo são inaceitáveis, pois geram graves problemas técnicos nas linhas de produção e, por consequência, causam prejuízos de diversas naturezas. 

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a interrupção do serviço começou por volta das 8h31 de terça-feira, em quase todo o país, e o fornecimento de energia só foi restabelecido às 14h49. Estima-se que 29 milhões de brasileiros tenham ficado sem energia. 

Até a tarde desta quarta (16) o governo seguia tentando confirmar as causas do apagão. Segundo o governo federal, o problema pode ter começado devido à ocorrência de dois eventos simultâneos: um no Ceará e outro em um ponto do sistema ainda não identificado. 

No Ceará, a ocorrência causou uma falha operacional, afetando a interligação da rede entre as regiões Norte e Sudeste, que gerou uma reação em cadeia, forçando a interrupção do fornecimento energético para as regiões Sul e Sudeste.

Com informações da Agência Brasil.
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn