Condor completa 92 anos de existência no mês de julho como uma empresa genuinamente brasileira, que nasceu em São Bento do Sul (SC) e começou produzindo itens de higiene. Em quase dez décadas, a marca expandiu seu portfólio, passou a exportar seus produtos e fortaleceu seu relacionamento com o mercado. Agora, a empresa entra em uma nova fase de expansão do seu negócio, que inclui uma plataforma exclusiva para o e-commerce B2B e a estreia da nova marca de acessórios de limpeza Limpaki.
A companhia atua nos segmentos de Higiene Bucal, Beleza, Limpeza, Pintura Imobiliária, Pintura Artística e Escolar e, mais recentemente, em Limpeza Profissional, com a marca Perfect Pro. "A Condor tem-se mantido fiel a um compromisso que moldou a sua filosofia de trabalho: fazer melhor a cada dia. Ao investir em design, desenvolver novos produtos, assegurar a qualidade, apostar em aperfeiçoamento de seus recursos humanos e ouvir clientes e consumidores, a marca alcançou a liderança em vários negócios em que atua", afirma Alexandre Wiggers, diretor presidente da Condor.
Presente em mais de 100 mil pontos de vendas por todo o Brasil, a Condor investe em importantes marketplaces e conta com suporte full commerce para levar seus produtos a todas as regiões do Brasil.
Por meio da estratégia de digital commerce B2B, a empresa busca fortalecer a presença da marca nos pequenos e médios varejos, utilizando a parceria da sua rede de distribuição para a entrega rápida dos seus produtos. "Essa nova operação com foco no mercado low touch visa o aumento da nossa cobertura, já que, independente de uma visita presencial, qualquer varejo poderá efetuar um pedido e ter acesso ao portfólio da Condor", ressalta Fernanda Djanikian, diretora de Marketing da empresa.
Para o cliente final, a Condor também traz novidades. A empresa está reformulando o site, tornando a plataforma mais intuitiva e com maior facilidade de navegação por mobile. Além disso, todos os clientes serão impactados por um filme institucional que reforça a imagem dessa marca presente em tantos lares brasileiros.
Futuro - Em um ano tão desafiador para a maioria das empresas do Brasil, a Condor se destacou e registrou crescimento de 30% em seu faturamento em 2020, com R$543 milhões. A procura pelos produtos da marca tem aumentado gradativamente desde o início da pandemia. Os segmentos de limpeza e de pintura imobiliária foram os que mais cresceram.
Diante deste cenário, a perspectiva para 2021 é positiva. "O lançamento de produtos, em todas as categorias, deve contribuir para o avanço das vendas. Investiremos R$30 milhões ao longo deste ano na aquisição de máquinas e na implementação de novas tecnologias para expandir a capacidade produtiva em todos os negócios que a companhia atua", destaca Wiggers.
A consolidação das novidades lançadas no ano passado também influenciará o bom desempenho da Condor, como a linha de mops, a coleção lavanderia com acessórios para limpeza, as esponjas antiviral e antibacteriana, os sacos de lixo, os licenciamentos Frozen para beleza e Barbie para higiene bucal e a linha profissional de pintura imobiliária.
Responsabilidade social - Os 92 anos da Condor também dizem respeito ao desenvolvimento social e ambiental do país. No âmbito social, une competência empresarial com responsabilidade social e é reconhecida como Empresa Amiga da Criança pela Fundação Abrinq há mais de 20 anos. O programa mobiliza e reconhece empresas que realizam ações sociais para a promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Todos os anos, a companhia beneficia centenas de entidades filantrópicas de todo o país, com a distribuição de milhares de escovas dentais adultas e infantis, juntamente com materiais educativos com foco no programa de prevenção à saúde bucal.
Desde 2012, a Condor e a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) estão unidas na luta contra o câncer de mama. No Brasil, são mais de 52 mil diagnósticos por ano e, quando detectados precocemente, há 95% de chance de cura.
Já o Programa de Voluntariado Condor surgiu a partir da vontade da empresa de promover o desenvolvimento social e aprimorar a qualidade de vida da comunidade na qual está inserida: o município de São Bento do Sul, em Santa Catarina.
Meio ambiente - Já nas ações ambientais, a empresa é referência em sustentabilidade. Entre as ações da companhia está a captação da chuva que corre pelas telhas dos prédios da fábrica. O volume captado foi utilizado durante todo o ano de 2020 e chegou a 1.244.000 litros. Além disso, a unidade fabril possui uma Central de Gerenciamento de Resíduos, onde mais de 70% dos rejeitos coletados são reciclados externamente e reaproveitados internamente.
Também há o tratamento de resíduos sólidos e um sistema de tratamento de efluentes com retorno do tratado para utilização no processo industrial, em média de 100 m³/mês. A reciclagem é uma questão constante no dia a dia da Condor. Atualmente, são processadas 210 toneladas por mês de PET reciclado.
Além do trabalho de reciclagem interna, a Condor promove a campanha "e-lixo" direcionada aos seus colaboradores para a correta destinação e tratamento dos resíduos eletrônicos.
Neste ano, a Condor iniciou a substituição de documentos físicos por digitais, iniciando pelos departamentos de Medicina, segurança e RH. Este método ajuda de forma significativa os processos de organização de arquivos, além de contribuir com o meio ambiente. Ao invés de serem emitidas centenas de folhas para uma documentação, agora basta um clique para ter as informações ao seu alcance.
"Temos muito orgulho de sermos uma marca brasileira com tantas conquistas, superações e trabalhos que vão além da geração de empregos. Ajudamos a construir valores para o nosso país, pois temos preocupação genuína com as pessoas, amor pelo que fazemos e a sustentabilidade como pilar", destaca Wiggers sobre o que é comemorar os 92 anos da marca, na liderança da operação.
Com informações do site condor.ind.br