Condomínio logístico no litoral norte de SC terá investimento de R$ 300 milhões

Com 580 mil m² de território total e 260 mil m² de área construída, distribuídos em 134 terrenos para galpões, o Navepark vai gerar aproximadamente 3 mil postos de trabalho nas duas fases, sendo que a primeira será entregue já em 2022.

A Embralot  lança, em março de 2022, o Navepark, um empreendimento que chega para inovar a operação logística da região portuária do sul do Brasil  e promete impulsionar ainda mais a economia catarinense. O complexo empresarial, industrial e logístico, cujo projeto e execução envolverá um investimento da ordem de R$ 300 milhões, em duas fases, inaugura, no litoral catarinense, o conceito dos melhores centros multissetoriais, que agregam infraestrutura total e serviços, trazendo eficiência para as operações empresariais.

A estimativa da Embralot é que o Navepark seja responsável pela criação de cerca de 3 mil postos de trabalho, nas suas duas fases, sendo que metade das vagas devem ser ocupadas até junho deste ano. A fase 1 do Navepark - com 67 galpões - será entregue já em 2022. O condomínio estará funcionando a pleno vapor, com a entrega da segunda fase, em 2024, com mais 67 espaços - totalizando 134 galpões.

É um empreendimento que chega para potencializar a atratividade catarinense para novos negócios. O estado, que já tem o segundo maior incentivo tributário do País, com o TTD (Tratamento Tributário Diferenciado), ganha outro ponto forte, com um centro logístico que traz inteligência e competitividade à operação empresarial. A projeção de movimentação financeira das empresas atuantes no Navepark, com o empreendimento em total operação é de R$ 3,5 bi anuais, por fase.  É um número representativo de aproximadamente 1% do PIB catarinense, se considerado o valor base de 2019, próximo dos R$ 325 bilhões.

Como bem destaca o CEO e founder da Embralot, Thiago Cabral, às empresas do segmento logístico, têm a chance única de estar no principal eixo sul do Brasil, com fácil acesso às duas rodovias federais que cortam o Brasil - BR-101 e  BR-470. Essa última, por sinal, interliga a região sul, contemplando 472,3 quilômetros, entre Navegantes (SC) e Camaquã (RS). Trata-se de uma estrada de grande importância para o País, por conectar municípios e estados de relevância econômica no cenário nacional. É a principal conexão entre os municípios componentes do Vale do Itajaí e também uma das fundamentais vias de acesso ao Porto de Itajaí, o principal porto da região, sendo o segundo maior do país em movimentação de contêineres.

Por sinal, a proximidade de quatro portos catarinenses, que também fazem do estado um ponto central para a malha portuária nacional, é outro benefício do Navepark. No caso dos portos de Itajaí e Navegantes, a distância é de menos de nove quilômetros.

“É um empreendimento que incrementa o perfil de uma região já fomentada para as empresas que tem como core business a logística. Santa Catarina possui um dos maiores incentivos tributários da federação. A partir daí, nos aprofundamos em entregar para a região um empreendimento que pudesse contribuir com as operações, deixando-as ainda mais competitivas. Com o conceitual multissetorial, sob o pilar do compartilhamento, o Navepark é um complexo robusto, com muitos serviços e estrutura, em uma ampla área, onde cada empresa opera em seu galpão e compartilha desta estrutura entregue, construída e equipada, podendo economizar até 90%.

Há algum tempo, tínhamos uma visão clara de uma demanda represada para este tipo de empreendimento, mas com o crescimento exponencial  do mercado online, impulsionado pela pandemia, esta necessidade tornou-se ainda maior. A vacância em galpões é a menor da história, em especial na nossa região, na qual temos um deficit de mais de 400.000 m² de galpões prontos. As operações no Navepark já acontecem em 2022 e são  livres de toda burocracia. O empreendimento está aprovado e incorporado e o ritmo de obras é acelerado. Estamos felizes e orgulhosos em entregar mais postos de empregos, mais receitas, trazer novas empresas para nosso litoral através de um empreendimento sofisticado e eficiente”, comenta Thiago Cabral.

Uma proposta diferenciada

Como bem destaca o executivo, o grande diferencial está relacionado à vantagem competitiva da economia compartilhada, presente nos empreendimentos como o Navepark. É um centro empresarial, industrial e logístico de soluções integradas que agrega a oferta de serviços à empresários de pequeno a grande portes, que buscam galpões geminados, customizados e expansíveis. A partir do pagamento de um condomínio mensal, as empresas ali instaladas vão contar com guarita de segurança 24 horas, limpeza, estacionamento, hangar, heliponto homologado, usina solar, centro de convenções, salas de reuniões, balança rodoviária, além de área de lazer e conveniência para os empresários, seus funcionários e terceirizados, a exemplo dos caminhoneiros.

Com um investimento de tempo e dinheiro infinitamente menor que o da construção e manutenção de um galpão próprio, por exemplo, a operação logística ocorre numa infraestrutura completa e disponível rapidamente, sem nenhuma preocupação com processos de liberação e viabilidade jurídica.

A logística cresce e exige ações inovadoras

É uma perspectiva perfeitamente alinhada a um mundo que se reinventa e no qual as organizações precisam de soluções logísticas inovadoras e eficientes, diante de novos comportamentos de consumo, inclusive decorrentes da pandemia. As compras online cresceram como nunca.

Segundo dados da empresa de pesquisa eMarketer, o e-commerce brasileiro fechou 2021 com um faturamento estimado em 20,8 bilhões de dólares e uma movimentação representativa de um terço do volume de negócios da América Latina. Um contexto com repercussão direta para o segmento logístico, que também registra significativo crescimento.

No recorte do primeiro quadrimestre de 2021, por exemplo, o transporte de cargas girou um montante de R$ 3 trilhões, um crescimento de 38%, na comparação com o ano anterior. Esse bom termômetro vem do Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, mapeado pela AT&M, importante player em consultoria, análise e desenvolvimento de soluções tecnológicas, tendo como um dos focos a área logística.

Nesse cenário, Santa Catarina exerce um papel importantíssimo, fundamentalmente pela participação portuária. Em 2021, os portos públicos e terminais privados brasileiros movimentaram 1,2 bilhão de toneladas em cargas, de acordo com levantamento oficial da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). A participação catarinense nesse montante foi de 65,7 milhões de toneladas. E com o Navepark, o estado e a região portuária de Navegantes estarão muito melhor preparados a oferecer a estrutura logística de que as empresas precisam, frente aos novos tempos.

Clique aqui e conheça mais sobre este projeto

Sobre a Embralot

Com uma equipe de engenharia com mais de 40 anos de experiência em diversos tipos de empreendimentos, o grupo desenvolve e executa projetos de com total infraestrutura, por meio da Embralot – Empresa Brasileira de Loteamentos – e de empreendimentos residenciais e comerciais, através da ABC Empreendimentos, em toda a região Sul do Brasil, desde 2011. Clique aqui para mais informações sobre o Grupo.

Com informações da Halo Notoriedade