Concurso i9 Defense vai premiar tecnologias inovadoras em defesa

Startups, micro e pequenas podem concorrer a R$ 40 mil em prêmios. Resultado será divulgado na SC Expo Defense, em 17/5

Florianópolis, 27.03.2024 - A terceira edição da SC Expo Defense, marcada para os dias 16 e 17 de maio, vai sediar a entrega da premiação do 1º Concurso i9 Defense. A iniciativa visa premiar empresas da Base Industrial de Defesa (BID) de todos os portes, que desenvolvam produtos inovadores com aplicabilidade na defesa nacional.

Aberto também a startups e micro e pequenas empresas, o Concurso i9 Defense vai reconhecer os projetos de inovação desenvolvidos em todo o Brasil. O objetivo é incentivar a criação e adoção de tecnologias avançadas que se destacam por sua aplicabilidade e também incentivar a colaboração entre empresas, universidades e centros de pesquisa, além de contribuir para a construção de uma base de conhecimento científico e tecnológico voltado para as tecnologias de defesa.

Uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Grupo ISG, o concurso tem o apoio do Ministério da Defesa. Serão três níveis de premiação em dinheiro, sendo o primeiro lugar de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais); o segundo lugar no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais); e o terceiro lugar de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Para o presidente da FIESC e do Conselho Temático da Indústria de Defesa e Segurança da CNI, Mario Cezar de Aguiar, sediar a entrega do prêmio nesta edição especial da SC Expo Defense, focada em inovação é uma oportunidade de alinhar os propósitos do Concurso i9 e do evento. “Reconhecer as empresas que investem na pesquisa e desenvolvimento de projetos e produtos de defesa e segurança é mais um passo no fortalecimento dessa indústria de importância estratégica para o desenvolvimento do país”, afirma Aguiar.

O presidente do Condefesa da FIESC, Cesar Olsen, destaca que o novo formato da SC Expo Defense vai ao encontro do protagonismo do Estado no que tange ao dinamismo do ambiente de inovação e das empresas de tecnologia baseadas em Santa Catarina. “Sermos parceiros do concurso solidifica a estratégia da SC Expo Defense e amplia nosso reconhecimento como evento diferenciado e estratégico para as indústrias do setor ou que pretendem fornecer para o segmento”, explica.

O edital para participação está disponível no site da SC Expo Defense no link. As empresas interessadas podem se inscrever até 21 de abril. Os finalistas serão divulgados no dia 13 de maio e os vencedores no dia 17, durante o evento.