Compensação da desoneração não pode elevar outros impostos, diz FIESC

Proposta de votação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia no Senado deve incluir medidas compensatórias a pedido do Supremo

Florianópolis, 08.08.2024 - O Senado Federal deve votar na próxima semana a proposta de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a medida deverá incluir fontes de receita alternativas para compensar a perda de arrecadação prevista com a desoneração.

A Federação das Indústrias de SC (FIESC) salienta que a desoneração da folha não deve ser compensada com aumento ou criação de novos tributos. “A cumulatividade tributária e a insegurança jurídica são os maiores limitadores diretos da competitividade das empresas brasileiras do ponto de vista de custos, ainda que não sejam os únicos. Assim, não faria nenhum sentido compensar a desoneração aumentando outro tributo ao setor industrial, como a CSLL”, afirma o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar.

“O esforço do governo federal deve ser em prol do equilíbrio fiscal via corte de despesas e busca da eficiência, e não aumento da carga tributária, que já penaliza e afeta a competitividade das empresas brasileiras”, destaca. Vale ressaltar que, desde a aprovação da matéria na Câmara dos Deputados, o governo federal já aprovou outras medidas de caráter arrecadatório e a maior parte delas, inclusive, já entraram em vigor.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine: https://fiesc.com.br/news