Florianópolis, 29.08.2025 – O diretor regional do SENAI/SC, Fabrízio Pereira, integra a comitiva nacional que viaja à China neste domingo (31) para visitas técnicas e institucionais em Xangai, Hangzhou, Qingdao, Xiamen e Pequim.
A missão prevê encontros com empresas de destaque mundial, como Envision Energy, líder em energia e hidrogênio verde, e Shining 3D Tech, referência global em manufatura aditiva.
O grupo também fará visitas a centros vinculados ao WorldSkills, competição internacional de educação profissional, e acompanhará o Arc Cup International Welding Competition, torneio de soldagem reconhecido mundialmente.
Haverá, ainda, encontros para troca de experiências em universidades e institutos tecnológicos.
OBJETIVO
O objetivo é implementar a Rede de Future Skills no Brasil e estruturar o Centro Virtual de Inteligência Artificial, fortalecendo a cooperação entre Brasil e China no âmbito do BRICS, grupo formado por Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul para colaboração econômica e tecnológica.
“Estes dois projetos têm potencial de posicionar o SENAI como protagonista global em inovação educacional e tecnológica, conectando o país às transformações da Indústria 4.0”, explica Pereira.
A missão também busca alinhar currículos às profissões do futuro, ampliar parcerias internacionais e capacitar especialistas, reforçando o papel do SENAI como elo entre indústria, educação e inovação.
Valério Junior Piana, coordenador de Internacionalização no SENAI/SC, também integra a comitiva, formada ainda por Felipe Morgado, Luiz Eduardo Leão e Edgar Vieira Inácio, representantes do Departamento Nacional do SENAI, e Ricardo Terra, diretor regional do SENAI/SP.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas