Com Inova Talentos, indústria atrai os melhores profissionais

Seleção rigorosa do programa de bolsistas do IEL tem oferecido ao setor produtivo profissionais qualificados para desenvolver projetos e alavancar a inovação na empresa

Florianópolis, 20.9.2022 - Jovens dispostos a trabalhar em projetos de inovação têm conquistado na indústria oportunidades de desenvolver suas carreiras. Em workshop realizado nesta terça-feira (20) pelo Instituto Euvaldo Lodi, entidade da FIESC, companhias evidenciaram que programas de bolsistas facilitam a efetivação de profissionais qualificados na empresa.

Luidgi Pedrazza, gerente de P&D e do escritório de Projetos de Inovação da Ciser, explicou que na indústria que produz fixadores pesquisadores são envolvidos no início do processo de inovação. “Fomos o primeiro hub do Brasil a alcançar a certificação ISO 56002, de gestão da inovação. O hub está estruturado para atuar em quatro pilares: desenvolvimento de parafusos inteligentes, manufatura aditiva, automação de manufatura aditiva e processos de gestão de projetos e finanças”, contou Pedrazza. “Quando embarcamos no Inova Talentos, enfrentamos desafios como rotina, processos, traduzir as dores dos cliente em resultados, e o IEL nos auxiliou neste sentido”, afirmou.

Na Whirlpool, a gestão de inovação é descentralizada de acordo com a gerente de Relações Governamentais, Responsabilidade Social Corporativa & Inovação Aberta, Débora Paes. “Já tivemos mais de 150 bolsistas do Inova Talentos. Hoje, a qualidade dos talentos que vêm por meio do programa é excepcional. Por exemplo, a nossa lavadora de dois cestos é resultado de um projeto de inovação conduzido por bolsistas. Temos visto cada vez mais valor nesta iniciativa. A curva de aprendizado evolui consideravelmente em um ano de projeto e muitos são efetivados”, observou.

Luana Adamek, bolsista do Inova Talentos na Whirlpool, atua na área de engenharia e afirma que “a gente sai da faculdade com a sensação de que o conhecimento técnico não está consolidado”. Para a jovem, o programa oferece a oportunidade de fortalecer a formação, conhecer a companhia e vice-versa. “Consegui desenvolver soft skills, como liderança e comunicação, além das hard skills, ampliando o desenvolvimento técnico”, disse. A jovem destacou ainda o contato com diversas áreas da companhia, o que amplia o networking profissional.

O líder de Pesquisa em Inteligência Artificial da AMBEV-TECH, empresa de tecnologia da Ambev, Daniel Theisges dos Santos, relatou a transformação digital ocorrida na empresa. Ele destacou que outros hubs, inclusive de outros países, se inspiram no modelo do Inova Talentos para conduzir seus próprios programas de bolsistas. “Esse modelo tem sido uma grande porta de entrada para novos profissionais na companhia”, revelou.

:: Reter talentos desafia indústrias de todos os portes

A gerente-executiva do IEL, Eliza Coral, lembrou o quanto é difícil encontrar talentos atualmente. “Precisamos de pessoas qualificadas e este é um debate muito presente no nosso dia a dia. O Inova talentos foi criado justamente para que as empresas possam atrair profissionais qualificados e para que possam ser treinados”, explicou. Podem participar profissionais formados que atuarão de forma exclusiva nos projetos de inovação por até três anos, dependendo da complexidade. O IEL apoia na escrita do projeto.

As bolsas oferecidas por meio do programa Inova Talentos são em áreas como engenharia, tecnologia da informação, ciência de dados, entre outras, com valores que variam entre R$ 2,5 mil e R$ 6 mil.

:: Acesse https://ielsc.org.br/inovatalentos e confira como funciona o programa e as oportunidades disponíveis.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC