Com ganho de 12% no faturamento, empresas de SC concluem o Procompi

Programa desenvolvido em parceria entre FIESC, CNI e Sebrae certificou indústrias de blocos de concreto e artefatos de cimento

Florianópolis, 10.12.2014 – Aumentar o faturamento em 12%, ao mesmo tempo em que os custos caem 10%. Este cenário favorável foi o resultado obtido pelas empresas catarinenses de blocos de concreto e artefatos de cimento que participaram do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). As 11 participantes foram certificadas na noite desta terça-feira (09) na sede da vice-presidência regional Sudeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O programa é resultado de parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No Estado, é implementado com a participação do Instituto Euvaldo Lodi Santa Catarina (IEL/SC), uma entidade da FIESC.

“Nós somos concorrentes de nós mesmos, não de quem fabrica o mesmo produto nosso. Em um mercado tão crescente como este, o empresário bem preparado pode tudo”, afirmou o vice-presidente regional da FIESC, Tito Schmitt.

O Procompi oferece às indústrias diagnóstico de processos internos e externos, seguido de capacitações coletivas e consultorias individuais para melhoria de desempenho. Dados apresentados no evento mostram que, após o programa, as empresas obtiveram, além do aumento no faturamento e da redução nos custos, ganho de 16% na produtividade. Em todos os casos, a meta de melhoria era de 5%.

Para Décio Thome, proprietário da Thormix, uma das indústrias participantes, além dos ganhos financeiros, o programa trouxe à sua empresa conhecimento do mercado e de seus concorrentes, possibilitando a criação de parcerias produtivas e a conquista de novos mercados.

“Aqueles empresários que dedicam tempo para investir em capacitação e se esforçam para implementar mudanças acabam se diferenciando. E esta é a nossa proposta”, lembrou o superintendente do IEL/SC, Natalino Uggioni.

A terceira etapa do Procompi, iniciada em 2011, terá duração até o próximo ano, quando deve totalizar o atendimento de 2.500 empresas em 25 estados. Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site do programa: http://procompi.cni.org.br/.