Florianópolis, 3.3.2023 - Jovens e adultos interessados em concluir a educação básica e em se qualificar para atuar na indústria podem se matricular nos cursos oferecidos pelo SESI e pelo SENAI. A EJA Profissionalizante certifica o estudante com cursos de qualificação em áreas como assistente de controle de qualidade, controlador e programador de produção, operador de máquinas têxteis e torneiro mecânico.
A EJA Profissionalizante é gratuita para trabalhadores da indústria. As oportunidades são para o ensino fundamental e médio, com aulas a distância e presencial. Para acessar os cursos do ensino fundamental, é necessário ter 15 anos completos, e do médio, 18 anos. Em fevereiro, 3,6 mil jovens e adultos retornaram às aulas e outros 1,8 mil são aguardados em março, quando o SESI realiza a prova de reconhecimento de saberes e ‘valida’ áreas do conhecimento que o estudante já domina. A entidade oferece atendimento presencial aos alunos em 26 cidades-polo.
:: Encontre o SESI mais próximo de você e matricule-se.
O modelo da educação de jovens e adultos (EJA) da Escola S é inovador. Além de preparar o cidadão para interagir na sociedade de maneira consciente, crítica e coerente, também complementa o que já foi aprendido ao longo da vida e abre portas para novas aprendizagens. O aluno é acompanhado por uma equipe de professores e profissionais especializados. As áreas reconhecidas são certificadas e o estudante cursa apenas as que não foram validadas e as que ainda faltam para concluir o nível de ensino em que está matriculado.
Outra vantagem é cursar simultaneamente a qualificação profissional com formações desenvolvidas pelo SENAI: as aulas acontecem no mesmo período de oferta do ensino fundamental (anos finais) e médio. Ou seja, o aluno é certificado pela conclusão tanto da educação básica quanto da qualificação profissional.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC