Florianópolis, 26.11.2025 – A empresa catarinense Alecrim & Oliva – Gastronomia Funcional dobrou sua produção diária, reduziu custos e aprimorou processos internos após participar do Programa Brasil Mais Produtivo, em consultoria conduzida pelo SENAI/SC. Os resultados expressivos, que incluem a redução do preço de venda da lasanha vegana e ganhos relevantes de eficiência operacional, garantiram à empresa o reconhecimento na etapa nacional do prêmio que destaca os melhores cases de produtividade do país.
▶️ Confira como foi o atendimento à empresa.
Com fábrica em Campos Novos e loja em Florianópolis, a empresa atua há quatro anos produzindo alimentos nutritivos e funcionais, com opções para celíacos, veganos, intolerantes e alérgicos à lactose. O atendimento do Brasil Mais Produtivo foi conduzido entre abril e julho de 2024 pelo SENAI de Santa Catarina com foco na aplicação de ferramentas lean para reduzir desperdícios, reorganizar fluxos de trabalho e elevar a eficiência.
O produto escolhido como piloto foi a lasanha de berinjela vegana, que passou por mapeamento de fluxo de valor, revisão do trabalho padronizado, balanceamento das etapas e implementação do gerenciamento diário da produção. “Nosso desafio era otimizar nossos processos. Com o mapa de fluxo de valor e o monitoramento da produção diária, passamos a comprar insumos semanais, o que reduziu significativamente o período de espera”, conta Symone Tessaro, CEO da empresa.
A empresa conquistou o reconhecimento nacional entre os destaques empresariais na categoria manufatura enxuta da Região Sul.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, participou da cerimônia de premiação. “Nós queremos que as empresas cresçam, multipliquem empregos e a produtividade e competitividade são o caminho para que elas possam prosperar. E é isso que o Brasil Mais Produtivo faz: otimiza processos, melhora a gestão. E, para isso, contamos com esse grande time entre governo e setor produtivo”, salientou.
Consultoria para pequenas empresas
O Brasil Mais Produtivo mostra que produtividade não é um tema restrito às grandes indústrias, afirma o diretor regional do SENAI/SC, Fabrízio Pereira:
“Pequenos negócios, quando recebem método, acompanhamento e ferramentas adequadas, conseguem transformar sua operação e ganhar competitividade rapidamente”.
Além do reconhecimento nacional, a empresa também obteve 100% de participação nas trilhas educacionais do Brasil Mais Produtivo, foi destaque na etapa regional do Prêmio Indústria Eficiente 2025, promovido por SENAI e Sebrae, e participou do programa Agiliza, em 2023.
“É um exemplo de como a manufatura enxuta pode gerar impacto real, mesmo em empresas de menor porte. Alecrim & Oliva abraçou o processo, implementou com rapidez e colhe resultados que fortalecem sua competitividade”, afirma o gerente executivo de inovação e tecnologia do SENAI, Mauricio Pauletti, que acompanhou a premiação em Brasília.
Sobre o Brasil Mais Produtivo
O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo MDIC e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O objetivo do programa é apoiar MPMEs brasileiras a aumentar a produtividade, a eficiência energética e a competitividade, por meio da transformação digital e do uso de tecnologias inovadoras nacionais.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.
