Com carreiras promissoras, biotecnologia é foco de evento na FIESC

Instituto SENAI apresentou atuação dos pesquisadores nesta área, destacando infraestrutura moderna e rede de dados compartilhada

Florianópolis, 4.4.2024 - O Brasil detém 20% da biodiversidade do planeta com 128 mil espécies de animais, 55 mil espécies de plantas e seis biomas, o que é vital para a biotecnologia. Por isso, carreiras nesta área tendem a ser promissoras. Os dados são da Embrapa e foram apresentados pelo pesquisador Rômulo Lucio Vale de Moraes, do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados. Ele participou nesta quinta-feira, dia 4, do evento SulBiotec Innovation, promovido pela Associação da Rede de Biotecnologia da Região Sul, na sede da Federação das Indústrias (FIESC).

“Há um mundo de possibilidades a ser explorado na biodiversidade do Brasil. A nova era da biologia digital nos desafia especialmente em relação à bioprospecção, que exige a conservação dos recursos naturais, o uso sustentável e a partilha justa dos benefícios”, explicou Moraes.

Para o pesquisador, a inteligência artificial tem papel fundamental na prospecção de bioinsumos - produtos ou processos desenvolvidos a partir de enzimas, extratos, microrganismos, entre outros. “Filmes já preconizavam a chegada das máquinas, que devem substituir profissionais que não fazem uso dessas tecnologias. Grandes players, como Google e Microsoft, têm apostado na inteligência artificial para a descoberta de fármacos, por exemplo”, acrescentou.

São desafios para avanços na área de bioprospecção, segundo o pesquisador, a biopirataria, a dificuldade de pesquisa e desenvolvimento, a regulamentação inconsistente, a falta de infraestrutura, a qualificação profissional, além de acesso à colaboração e financiamento.

RCBio

Moraes detalhou ainda a atuação da Rede Catarinense de Inovação em Biodiversidade e Bioeconomia (RCBio), dos Institutos SENAI. Com infraestrutura completa para atender projetos nesta área de biotecnologia e pesquisas aplicadas, a rede conta com 90 pesquisadores do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e banco de dados compartilhado para a geração de dados.

Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC