Com apoio do SESI, indústria lança programa voltado à saúde mental

Pesquisa de clima foi peça-chave para que a Zen S.A., de Brusque, pudesse estruturar um programa voltado ao tema; solução inclui atendimento presencial com psicólogos

Florianópolis, 19.8.2022 - As questões relacionadas à saúde mental extrapolam as discussões médicas e avançam nas agendas de economia. Sentindo o impacto causado no setor produtivo - transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamentos entre os trabalhadores segurados pela Previdência Social -, indústrias buscam soluções para assegurar a qualidade de vida dos seus trabalhadores. É o caso da Zen S.A., indústria metalmecânica de Brusque, que conta com o apoio do SESI na elaboração de um programa voltado à saúde mental dos seus colaboradores.

Shirlei Freitas, gerente de RH da empresa, conta que pesquisas de clima, como a respondida para o Great Place to Work (melhores lugares para se trabalhar), foram fundamentais para identificar a urgência de se investir em saúde mental. “Percebemos que o atendimento psicológico cresceu nos últimos dois anos. Além disso, lideranças apontavam que as dificuldades em lidar com emoções ou situações de estresse impactavam na produtividade e no clima das áreas”, relata.

Construir um programa robusto voltado à saúde mental era uma questão vital para garantir que a empresa seguisse crescendo. “Buscamos o apoio do SESI para nos auxiliar nessa jornada. Estabelecemos o escopo do programa da ZEN e incluímos o atendimento presencial com psicólogos. A gente acredita que a saúde mental tem impacto direto, afinal os resultados são ‘construídos’ por pessoas que precisam estar bem e felizes”, conclui.

🤝 Apoio à indústria
Para auxiliar a indústria a enfrentar este desafio, o SESI desenvolveu um pacote de soluções preventivas com foco no bem-estar. De acordo com Sendi Lopes, gerente de saúde e segurança na indústria do SESI e do SENAI, as estratégias atuam com foco na prevenção. “As soluções em saúde mental desenvolvidas pelo SESI/SC atuam em frentes que vão desde o diagnóstico e monitoramento da saúde mental dos colaboradores, com o apoio de uma assistente virtual, sensibilização e psicoeducação dos trabalhadores sobre o tema, capacitação dos líderes para que atuem como fatores de proteção em saúde mental na empresa, até o atendimento em psicologia nos formatos individual e em grupo”, explica a gerente. As soluções do SESI/SC são personalizadas e buscam atender as demandas específicas das indústrias, contribuindo para o aumento da produtividade, redução dos custos com afastamento e melhora da qualidade de vida dos trabalhadores.

Além da Zen, indústrias como a Coteminas, Círculo, Casan, Tupy, Sólida e JR-Adamver também contam com o SESI para oferecer aos seus trabalhadores soluções em saúde mental.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC