Florianópolis, 3.04.2025 - A Texneo, um negócio catarinense que começou com dois sócios atendendo pequenas confecções e, hoje, atende mais de 4 mil clientes no mundo todo, vai investir R$ 25 milhões nos próximos anos em inovação, pesquisa e desenvolvimento. É o que informa o presidente do conselho de administração da Texneo, Ricardo Axt.
A indústria expõe no Espaço Indústria da FIESC e é referência em tecidos tecnológicos. Está presente em grandes marcas, como Insider e Farm, e até mesmo nos uniformes da seleção brasileira feminina de vôlei.
Axt explica que, recentemente, criaram uma diretoria de novos negócios de olho na nova economia. “Estamos trabalhando para sermos reconhecidos como uma plataforma completa de soluções para a indústria do vestir. Hoje, já contamos com investimentos em startups como a Etiqueta Certa e a Geovendas, que integram o nosso ecossistema. Além disso, oferecemos um programa de qualificação voltado ao desenvolvimento de competências alinhadas às necessidades do setor”, destaca.

Sucessão nos negócios
O processo sucessório se consolidou com a profissionalização da governança e a nomeação do CEO Edmur Polli. “As próximas gerações são muito jovens ainda, por isso decidimos desde cedo profissionalizar a gestão e passar de empresa familiar à família empresária”, esclarece Axt.
Polli, que agora comanda a empresa, tem a missão de seguir inovando em produtos e serviços. “A companhia já tem uma política de investimentos sempre na ordem de 25 a 30% do seu resultado, reinvestindo principalmente em tecnologia. A gente também entende que o crescimento da companhia passa por ter pessoas bem preparadas”, frisa.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer ficar por dentro das principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine. https://fiesc.com.br/news