Florianópolis, 16.12.2024 - O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) enviou ofício ao diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, sugerindo que a agência estude a possibilidade de incluir a construção do Túnel do Morro dos Cavalos na concessão da CCR ViaCosteira, no trecho Sul da BR-101, em Santa Catarina, durante a revisão quinquenal, prevista para 2025. A obra é essencial para melhorar a segurança e a eficiência do corredor litorâneo, que enfrenta problemas como desmoronamentos e longas filas devido a acidentes e interdições, como os registrados em 2022 e 2024.
O túnel do Morro dos Cavalos é uma proposta prevista na duplicação do trecho Sul da BR-101, com projeto concluído em 2010 e licenças ambientais obtidas entre 2013 e 2014. “Embora estimada em R$ 1 bilhão, a obra nunca foi executada. Considerando que este trecho foi incorporado na concessão do segmento norte em 2012, quando da transferência da praça de pedágio de Palhoça, sugerimos que a inclusão dessa obra na concessão do trecho Sul seja uma solução viável, uma vez que não iria causar o mesmo impacto na tarifa como na repactuação do trecho Norte, que está em curso pelo Ministério dos Transportes”, destacam as entidades no ofício enviado à ANTT.
O COFEM é composto pelas Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.
Entidades que integram o Conselho enviaram ofício sobre o tema ao diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues