COFEM avalia desafios empresariais nas áreas de tributos e infraestrutura

Representantes das federações debateram temas como a regulamentação da reforma tributária, investimentos nas rodovias federais catarinenses e a necessidade de ampliação do efetivo no porto seco de Dionísio Cerqueira

Florianópolis, 05.02.2024 - Preocupação constante do empresariado catarinense, os desdobramentos da Reforma Tributária foram pauta da reunião do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) na manhã desta segunda-feira (5/2).

Os representantes das federações voltaram a discutir os impactos da regulamentação da reforma nos diversos segmentos e também eventuais perdas de receita do Estado.

Na avaliação dos membros do COFEM, a regulamentação pode alterar completamente o objetivo da Reforma Tributária e é preciso ficar atento às propostas e reagir em defesa dos interesses do empresariado e da sociedade catarinense.

Atento também aos desdobramentos políticos em torno da Medida Provisória editada pelo Governo Federal que revisa a desoneração da folha de pagamento das empresas, o COFEM também debateu alternativas para buscar, junto com a bancada catarinense no Congresso, a manutenção da medida aprovada pelo Legislativo e que estende os incentivos até 2027.

Assunto recorrente na pauta do COFEM, a infraestrutura segue como prioridade. As entidades debateram os efeitos negativos das condições atuais das rodovias, em especial as federais, para a economia do Estado. Os membros do conselho destacaram a situação das filas e engarrafamentos da BR 101 e lembraram que o estado acaba perdendo atratividade no turismo, com impactos significativos no comércio e nos serviços.

As longas filas de caminhões esperando pelo despacho aduaneiro no porto seco de Dionísio Cerqueira também foram avaliadas na reunião. O conselho das entidades fará uma manifestação formal ao Ministério da Agricultura e Receita Federal para que aumentem o efetivo no posto de atendimento da cidade do extremo oeste para agilizar o processo aduaneiro no local.

O COFEM é composto pelas Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.