Cintec debate novas tecnologias e apresenta cases de sucesso

Congresso foi promovido pelo Instituto SENAI da Indústria (ISI) de Joinville em paralelo à 13ª Intermach

Florianópolis, 16.9.2022 - A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por intermédio do Instituto SENAI da Indústria (ISI) de Joinville, foi a responsável pela organização do CINTEC – Congresso de Inovação e Tecnologia. O evento ocorreu em conjunto com a 13ª Intermach - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica.

Durante o painel Robótica Cases Aplicados, Edouard Mekhalian, da empresa Kuka, apresentou robôs colaborativos, características e casos típicos. Segundo ele, o no futuro, “os robôs devem ficar muito semelhante aos humanos. Hoje seres humanos e robôs trabalham juntos. A robótica não vai eliminar 100% o trabalho das pessoas.”
Diego Russo Juliano, da Shell, falou sobre a Robótica na Indústria de Energia. “Os robôs, no nosso trabalho, são utilizados para coletar dados mais precisos em locais de difícil acesso para o homem”, explicou Juliano.

Além de apresentar cases de sucesso da Pollux, Gustavo Baumgarten ressaltou a dificuldade que as empresas estão encontrando no setor de automação. “As empresas compram robôs, mas enfrentam a falta de mão de obra qualificada para aplicar as novas tecnologias.”

O Congresso de Inovação e Tecnologia contou ainda com painéis sobre Transformação Digital, Processamento a Laser e Usinagem e Desenvolvimento de Materiais. O Cintec teve a participação de parceiros tecnológicos dos institutos, referência em suas áreas de atuação, que apresentaram seus produtos e as tendências do mercado.

A FIESC também participa da feira da Intermach com atrações tecnológicas e interativas em seus estandes. A feira encerra nesta quinta-feira (16/09), em Joinville.