Chupeta que mede temperatura ganha prêmio de inovação

Equipe que desenvolveu o projeto contou com integrante do SESI/SC. As três melhores ideias do concurso receberão R$ 300 mil dentro do Edital SENAI SESI de Inovação

Florianópolis, 08.12.2014 – O projeto de uma chupeta que mede a temperatura da criança e envia informações ao celular dos pais foi a vencedora do Grand Prix SENAI de Inovação, evento que ocorreu na última semana, em São Paulo. Elaborado pela equipe Verdeperto, que contou com um integrante do SESI/SC, Eduardo José Tonolli de Lima, o produto, chamado de Termo Pipo, foi eleito como a melhor ideia entre as 286 elaboradas em 72 horas de disputa em inovação.

“O objetivo é deixar os pais mais tranquilos e evitar o presenteísmo dentro das empresas, já que as informações da temperatura da criança poderão ser enviadas para o celular dos responsáveis”, explica o analista de inovação Eduardo Tonolli. O sistema desenvolvido também monitora os sinais vitais e o fluxo de saliva do bebê – o que pode ajudar a identificar possível enfermidades. Por ter produzido mais e as melhores ideias de acordo com a banca avaliadora, a equipe Verdeperto – composto por seis integrantes – participará de um workshop na Inovate UK, a agência de inovação do governo britânico, em Londres (Reino Unido). Cada proposta vencedora receberá R$ 300 mil dentro do Edital SENAI SESI de Inovação para desenvolver o produto.

O Grand Prix

Inspirado em um modelo sueco, o Grand Prix SENAI de Inovação promove a inovação aberta industrial – quando ideias são incrementadas com contribuições externas, em parcerias entre empresas, institutos de pesquisa e desenvolvimento e universidades. Durante 72 horas corridas, 36 competidores, divididos em seis times multidisciplinares, precisam criar soluções industriais para desafios do mundo moderno nas áreas de uso racional da água, energia renovável, segurança do trabalho e reaproveitamento de resíduos sólidos.

Os vencedores foram aqueles que tiveram mais e melhores ideias inovadoras. Os três melhores projetos ganharão R$ 300 mil cada pré-aprovados no Edital SENAI SESI de Inovação para serem desenvolvidos e levados ao mercado. O evento ocorreu no WTC, em São Paulo, e é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI).

Troféus recebidos pela equipe vencedora:

a. Troféu 1° Melhor Ideia

b. Troféu 2° Melhor Ideia