Christal, de Timbó, instala equipe no hub de inovação do SENAI em Joinville

Espaço é um ambiente colaborativo, que promove a inovação na indústria. Nele, as empresas interagem com estudantes de graduação e pesquisadores dos institutos, podendo realizar projetos em conjunto; para Alex Marson, CEO da Christal, os habitats de inovação desenvolvidos pelo SENAI oferecem plataforma transformadora para alavancar a competitividade industrial

Florianópolis, 31.10.2022 – A Christal Holding, sediada em Timbó, é a mais nova indústria a se instalar no hub de Inovação do Instituto SENAI em Sistemas de Manufatura e de Processamento a Laser, em Joinville. O espaço é um ambiente colaborativo, que promove a inovação na indústria. Nele, as empresas interagem com estudantes de graduação e pesquisadores dos institutos, podendo realizar projetos em conjunto.

“Nossa presença neste habitat é um passo coerente com o compromisso da rup! de explorar as fronteiras da inovação aberta no setor industrial, como protagonistas de um ecossistema capaz de construir pontes para o futuro da indústria brasileira”, explica o CEO, Alex Marson. Ele lembra que a Christal Holding congrega as marcas Rudolph (de soluções para sistemas mecânicos complexos), Usitim (de componentes metálicos seriados de precisão), Rufix (sistemas de fixação para a indústria) e a rup! (inteligência e inovação a serviço da indústria). “A Christal é uma holding, um palco para o desenvolvimento de pessoas e negócios que reúne operações maduras como Rudolph, Usitim e Rufix conectadas a outras formas de gerar valor. A rup! nasceu desse movimento, para servir as nossas unidades neste período de transformação acelerada, desenvolver novas possibilidades e catalisar a transformação”, explica.

Segundo Marson, o grupo tem projetos em andamento, voltados ao desenvolvimento e aplicação de tecnologias industriais disruptivas em suas operações. “O Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser já é um importante parceiro nesta jornada e nosso espaço no Hub de Manufatura Avançada abrigará, ainda, a estrutura de uma nova unidade, voltada a soluções para o segmento industrial”, destaca.

“Os habitats de inovação desenvolvidos pelo SENAI oferecem uma plataforma transformadora para alavancar nossa competitividade industrial. Unem investimentos e conhecimento em um ambiente colaborativo e cocriativo, onde podemos juntos construir pontes para o futuro da indústria brasileira”, salienta.

Hub de inovação

“O hub propicia as condições essenciais para promover a inovação, possibilitando às indústrias elaborar projetos, fabricar rapidamente peças e objetos e realizar ensaios e experimentos”, afirma o pesquisador-chefe dos Institutos SENAI de Inovação de Joinville, Luís Gonzaga Trabasso. Conforme o pesquisador, o ambiente promove a integração de empresas com graduandos de engenharia e mecânica. “Temos o que se pode chamar de residência em engenharia, a exemplo da residência médica”, explica Gonzaga. Essa aproximação entre indústrias e acadêmicos possibilita a construção de um relacionamento de confiança e a disseminação de valores e da cultura de cada organização.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR