Centro para trabalhador em Criciúma reforça posicionamento do SESI em saúde

Estrutura no Sul do Estado passa atuar com foco na prevenção e vai apoiar indústria na promoção da saúde de seus profissionais como fator de competitividade

Criciúma, 16.12.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) entregou nesta quarta-feira (16), o Centro de Promoção da Saúde do Trabalhador do SESI. O espaço, que antes atendia por SESI Clínica, foi completamente remodelado e agora integra os serviços de assistência médica e promoção da saúde. As instalações oferecem ambientes dinâmicos e de interação, além de estimular e apresentar oportunidades práticas de como se adotar hábitos saudáveis.

Durante a solenidade de entrega do novo espaço, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou que a partir da experiência que se inicia em Criciúma, o SESI disseminará a iniciativa nas demais regiões do Estado. “Os gastos com saúde do trabalhador são crescentes e não guardam proporção com a inflação porque o trabalhador fica cada vez mais tempo no trabalho, decorrência da queda na taxa de natalidade. O bônus demográfico está terminando no Brasil e um menor contingente de trabalhadores chega ao mercado de trabalho”, explicou Côrte. Por isso, afirmou, o SESI, que a exemplo das demais entidades da FIESC, foi criado, é mantido e administrado pela indústria, passou a concentrar seus esforços na saúde e na segurança do trabalhador.

Na mesma linha, o superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira, explicou que iniciativa integra estratégia deflagrada pelo SESI em 2013. “Queremos ser reconhecidos como agentes de mudança no que diz respeito à saúde, assim como o SENAI é na educação. É uma mudança gradual, com aprimoramento das competências das equipes, melhorias do processos e ajustes nas estruturas”, contextualizou, acrescentando que o processo se inicia por Criciúma pelo desempenho destacado da unidade.

“Queremos incentivar comportamentos muito mais saudáveis e seguros nos trabalhadores”, disse Pereira, acrescentando que a saúde é, cada vez mais, um fator crítico à competitividade da indústria. Como os custos ligados a ela são elevados e crescem acima da inflação, representam uma oportunidade para que as indústrias, a partir de uma gestão eficiente na área, ganhem competitividade, argumentou.

O vice-presidente regional Diomício Vidal chamou atenção para a festividade do dia. “Em 1955 o SESI iniciou atividades na região, no bairro Próspera, e agora completa 60 anos de atividades em prol do desenvolvimento econômico e do trabalhador”, afirmou.

Na mesma ocasião foi assinada a carta de intenções entre o SESI e entidades parceiras, que oficializou o apoio de organizações da região para promoção de ações educativas juntamente com o Centro.

A estrutura conta com espaços interativos que exploram os temas atividade física, gerenciamento do stress, alimentação saudável, comportamento preventivo e relacionamentos. A expectativa é atender, mensalmente, cerca de 1,2 mil industriários do município e região. A diretora regional do SESI, Jovilde Parisoto, disse que o centro objetiva informar, motivar e oportunizar ao trabalhador um melhor entendimento e reflexão sobre a saúde.

Além do acesso aos equipamentos interativos, os trabalhadores que utilizarem os serviços do Centro poderão responder um questionário eletrônico sobre saúde e estilo de vida. O documento fornecerá informações e orientações básicas sobre os temas ligados ao estilo de vida do trabalhador e que merecem maior atenção durante o atendimento. O perfil traçado no questionário também poderá ser utilizado pelas empresas, que terão acesso a informações específicas sobre a saúde dos seus colaboradores, com dados estratificados das principais necessidades da sua força de trabalho.