Celesc obtém R$ 214 milhões do BNDES para geração solar e hidrelétrica

Empresa investirá em usinas nas cidades de Blumenau, Lages, Capivari de Baixo, Videira e São José

Florianópolis, 18.06.2024 - A Celesc teve aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiamento de R$ 214,4 milhões para ampliação da capacidade de geração de energia solar e hidrelétrica. Quando concluídos, os projetos devem gerar energia limpa e renovável suficiente para atender ao equivalente a 70 mil domicílios.

A maior parte do financiamento é destinada à ampliação e modernização da usina hidrelétrica Salto Weissbach, em Blumenau, que está em operação desde 1914. A estrutura, que utiliza água do rio Itajaí-Açu, terá a capacidade instalada expandida de 6,28 MW para 29,28 MW. Mantendo o reservatório, o projeto prevê a construção de um novo circuito de geração na usina, que contará com duas novas unidades geradoras com potência de 11,5 MW cada.

O crédito viabilizará ainda a implantação de usinas solares fotovoltaicas e sistemas de transmissão nos municípios de Capivari de Baixo, Lages e Videira. Painéis solares, que totalizam 5 MW de capacidade, serão instalados na área de concessão.

A empresa também reativará a Central Geradora Hidrelétrica Maruim, situada às margens do rio Maruim, no município de São José (SC). A unidade operou ininterruptamente durante 62 anos com seu maquinário original e foi desativada em 1972. A CGH receberá duas novas unidades geradoras, com 1 MW de capacidade instalada total. A Casa de Força da usina, que é um imóvel tombado como patrimônio histórico-cultural da cidade, também passará por revitalização.

Os recursos do BNDES responderão por, aproximadamente, 80% dos R$ 273 milhões que a Celesc investirá nos cinco projetos. As usinas contribuirão para expandir e diversificar a capacidade de geração de energia elétrica, com acréscimo total de 29 MW de fonte limpa e renovável, sem emissão de gases de efeito estufa.

Com informações do BNDES.