Catarinenses conquistam 27 medalhas em Jogos Nacionais

Evento promovido pelo SESI, em Belém, reuniu 1,2 mil atletas de diversas regiões do País

Florianópolis, 15.09.2014 - A delegação catarinense que representou o Estado nos Jogos Nacionais do SESI, entidade do Sistema Indústria, que ocorreram de 10 a 14 de setembro em Belém, no Pará, trouxe para a casa 27 medalhas. Foram 14 de ouro, 8 de prata e 5 de bronze. Os 61 trabalhadores, representantes de 18 indústrias de Santa Catarina, competiram nas modalidades de atletismo, natação, tênis de campo e mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Eventos como este servem de cenário para evidenciar histórias de mudança de esti¬lo de vida. O chefe da delegação do SESI/SC, Venício Bottamedi, conhece relatos de várias pessoas que tiveram os hábitos modificados pelo esporte e pela educação alimentar. "É importante lembrar que trabalhadores bem física e psicologicamente produzem muito mais, dão exemplo aos colegas e influenciam na competitividade da empresa". Em SC, o SESI atende cerca de 25 mil trabalhadores-atletas no programa de esporte local.

O trabalhador da Eletrosul, Marcelo Kotani, de 41 anos, tinha uma rotina sedentária, mas começou a praticar atividade física por indicação de uma nutricionista. Ele corre e joga tênis de mesa e foi um dos destaques da modalidade no Jogos Nacionais do SESI, vencendo todas as etapas da competição até a final, quando conquistou a medalha de prata na categoria masculina. "Uni o útil ao agradável. O tênis de mesa é um hobby e a corrida me auxilia a manter a forma e a resistência para jogar e ter qualidade de vida".

Beatriz Hasckel, da Celesc, de Blumenau, veterana nas competições do SESI, participa dos Jogos desde 2008. Ela conquistou o primeiro lugar feminino nos 200 metros livres da natação. O gosto pelo nado vem desde a vida de estudante, quando ia nadar às 5 horas da manhã. Atualmente, duas vezes por semana ela abre mão do almoço pra treinar. Tanto empenho é recompensado não apenas dentro das piscinas. Beatriz tem o objetivo de viver por muitos anos e com saúde. "Faço natação quatro vezes por semana, treinamento funcional e Pilates. Penso que tudo o que fizermos hoje será refletido no futuro. Não adianta querer chegar aos 90 anos sem adotar hoje uma boa qualidade de vida. Se quero chegar aos 70 anos, é agora que devo começar a me cuidar", avalia.

A escolha dos competidores ocorreu por meio de três etapas: primeiro dentro das empresas, depois em nível estadual e regional. Os atletas catarinenses obtiveram classificação por meio dos Jogos Sul Brasileiros que foram realizados em Caxias do Sul, em dezembro de 2013. O torneio é considerado um estímulo ao esporte e, principalmente, um incentivo à qualidade de vida. Nesta edição, participaram 1,2 mil atletas de 200 empresas de todo Brasil. Mais informações sobre os jogos estão disponíveis no site www.jogosdosesi.com.br.

Miriane Campos
Assessoria de Imprensa da FIESC