Cassava extrapola setor de alimentos e reinventa uso do amido de mandioca

Indústria de Rio do Sul expõe no Espaço Indústria, da FIESC e mostra que versatilidade da matéria-prima, muito usada na produção de sagus e farinhas, permite aplicações que vão do setor têxtil ao de papel e celulose

Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.

Florianópolis, 19.07.2024 - O amido da mandioca está presente em sagus, amidos modificados de alto desempenho, farinhas especiais e no preparo de outros produtos industrializados, mas a sua versatilidade vai além do setor de alimentos. E essa inovação constante é o que move a Cassava, com sede em Rio do Sul, que expõe no Espaço Indústria, da FIESC.

Comandada pelos empresários André Odebrecht e Alex Ohf, a Cassava está presente em diversos segmentos. “Somos o maior fabricante de adesivos vegetais no Brasil. São colas para sacos multifolhados utilizados por grandes empresas. Nosso amido faz a engomagem de fios têxteis, está nos preparos de salsichas, iogurtes e em produtos finais como sagu e farinhas para o setor da panificação”, elenca. São três fábricas no país - Paranavaí e Maripá, no Paraná, e Glória de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Em Agronômica, funciona a fábrica de colas e adesivos, além da distribuição dos produtos You-ka.

O foco na inovação permite à Cassava oferecer produtos diferenciados aos segmentos que atende, explica Odebrecht. “Como fornecedores de matéria-prima para a indústria, a gente precisa se antecipar a estas mudanças. Isso faz com que o nosso índice de inovação seja muito alto.
Temos, ao mesmo tempo, um compromisso com o passado e com o que está por vir”, observa.

A indústria conta com um centro de pesquisa aplicada, o Innovation Food Center, e tem ampliado a cocriação de produtos em parceria com outras empresas. Em 2022 lançou a marca You-ka com a proposta de entregar produtos mais saudáveis, sem OGM (organismos geneticamente modificados), livres de glúten, soja, conservantes e leite.

70 anos de história

Criada por Victor Ohf em 1954, e conduzida por muitos anos pelo seu filho Carlos Vitor Ohf, a empresa cresceu e se solidificou na região de Rio do Sul, reconhecida na época como polo produtor da mandioca.​ “A Cassava surgiu a partir da oportunidade de exportar produtos a base de amido e fécula de mandioca numa parceria com um sócio de São Paulo. Foi assim que a Cassava começou a fornecer produtos para o mercado internacional. Esse começo de exportação fez com que a Cassava já nascesse com um DNA de qualidade, o que foi muito importante para o nosso futuro”, conta. Atualmente, 60% das exportações da empresa são para os Estados Unidos.

O grupo empresarial da Cassava conta ainda com a Bovenau, indústria metalmecânica; a Unidas Veículos e a Victor Ohf Administração de Bens.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine: https://fiesc.com.br/news