Florianópolis, 18.9.2024 - A Casa Nova Ambientes Planejados, de Caçador, é a primeira campeã estadual do Prêmio Indústria Eficiente, uma iniciativa do SENAI/SC e do Sebrae/SC para homenagear as micro e pequenas indústrias que alcançam os melhores resultados nos programas de melhoria de produtividade oferecidos em conjunto pelas duas instituições. O anúncio da vencedora ocorreu em evento nesta quarta (18), na sede do Sebrae/SC, na capital, durante um road show do programa Brasil Mais Produtivo (B+P), que tem levado as empresas participantes a um aumento médio de produtividade de 39%.
A empresa premiada participou dos módulos impulso e produção inteligente e obteve ganhos de produtividade de 50%. Assim, ela fortaleceu sua gestão do processo produtivo, além de avanços em termos de qualidade de produtos. Também se destacou pelo engajamento nos programas de produtividade.
No mesmo evento, foi anunciada a empresa Esquadrias Henrique como a vencedora da etapa regional da Grande Florianópolis.
850 empresas foram analisadas
O Prêmio reconhece as indústrias que adotaram práticas exemplares no uso eficiente de energia, manufatura enxuta e produção inteligente – três tipos de consultoria prestadas em conjunto pelas entidades promotoras.
No total, 850 empresas foram avaliadas por uma comissão composta por especialistas das duas entidades. Os critérios contemplam a assiduidade nas consultorias (menor número de remarcações), cumprimento do cronograma, nota técnica do consultor e índice de produtividade ou melhoria alcançados. Em cada região foram certificadas como finalistas cerca de 15 empresas. Uma delas foi declarada vencedora e PASSOU à etapa estadual. A premiação de 2024 envolve empresas que participaram dos programas de eficiência realizados até o final do ano passado.
Brasil Mais Produtivo
O B+P é uma iniciativa de apoio à melhoria de produtividade, que SENAI/SC e Sebrae/SC implementaram em 2024.
O presidente do Sebrae/SC, Renato Carvalho, enalteceu o empenho das empresas participantes do Prêmio pela dedicação na busca dos melhores resultados nos seus processos produtivos.
Fabrizio Machado Pereira, diretor do SENAI/SC, observou que o B+P é estruturante e focado em produtividade e competitividade. “Estamos conseguindo traduzir de forma prática e de acordo com a realidade de cada empresa, aperfeiçoar seu processo produtivo. Na média, as empresas participantes conseguem ganhos de produtividade de quase 40% e redução de despesas na ordem de 23%.”
Maycon Stahelin, assessor da diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), explicou que uma das formas de participação da organização no Brasil Mais Produtivo é com o apoio a fornecedores para adaptar tecnologias de interesse das micro e pequenas empresas.
O gerente regional Sul da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Bruno Camargo, observou que SC representa em torno de 20% dos recursos aplicados em micro e pequenas empresas.
Alinhamento à Nova Indústria Brasil
Fabrício Dunham, gerente de Inovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), lembrou que o B+P está integrado à Nova Indústria Brasil, a política industrial que o governo está implementando. O B+P estimula, por exemplo, a transformação digital do micro e pequeno negócio, uma das missões da Nova Indústria Brasil.
O alinhamento do B+P à Nova Indústria Brasil foi destacado também por Pollyana de Carvalho, coordenadora geral do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Segundo ela, o B+P tem papel fundamental, e é o carro-chefe no cumprimento da missão de transformação digital. “Embora tenhamos uma forte indústria de TI ou 85% dos lares brasileiros tenham acesso à internet, somente 19% das empresas são consideradas digitalizadas, ou seja, utilizam simultaneamente três ou mais tecnologias avançadas.”
A analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Maria Mirorlávia Uchôa Pinho, observou que o B+P “está transformando a realidade das empresas brasileiras, e estamos animados em trazer essa oportunidade para os empresários de Santa Catarina. Nosso objetivo é impulsionar a produtividade e a competitividade das indústrias locais.”
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços do governo do estado, Silvio Dreveck, enalteceu o papel dos empreendedores do estado. “Se SC é o que é hoje, deve muito aos empreendores, que gostam de aprender, de fazer e de empreender”.
Em 2024: ganhos médios de produtividade de 39%
Os gerentes de inovação e tecnologia do SENAI/SC, Maurício Pauletti, e de competitividade do Sebrae/SC, Roberto Tavares, fizeram a apresentação dos detalhes do B+P e a forma como as empresas podem acessar os serviços.
O programa é focado em diagnóstico e melhoria de gestão (inovação e melhoria da gestão das micro e pequenas empresas), otimização de processos industriais (consultorias e aperfeiçoamento profissional em manufatura enxuta e eficiência energética e transformação digital (consultorias e apoio financeiro para adoção e desenvolvimento de novas tecnologias). Entre os resultados alcançados em 2024, estão o atendimento de mais de 430 empresas, com 39,3 mil horas de consultoria. Elas alcançaram uma média de 39% de aumento de produtividade e de 23% de economia de energia elétrica. O índice de satisfação é de 97,7%.
Parcerias institucionais
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Novo Brasil Mais Produtivo – programa que promove a produtividade e a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais brasileiras – foi lançado no dia 16 de novembro de 2023. Conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que se unem à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e aos executores do programa, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a oferta de soluções que vão desde a sensibilização e engajamento, aumento de produtividade, aumento de eficiência energética até a transformação digital das indústrias.
Rede SENAI de Inovação e de Tecnologia
Com uma rede composta por 28 institutos de inovação e mais de 60 institutos de tecnologia, o SENAI apoia a atualização tecnológica e o desenvolvimento de produtos e processos para a indústria brasileira. A rede oferece serviços de consultoria, metrologia e projetos de inovação, promovendo também parcerias com universidades, centros de pesquisa e investidores.
Em Santa Catarina, são 10 unidades, sendo três de inovação, que são referências nacionais em Processamento a Laser, Sistemas de Manufatura e Sistemas Embarcados. Os institutos de tecnologia em Alimentos e Bebidas, Cerâmica, Madeira e Mobiliário, Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, Têxtil, Vestuário e Design atendem os principais segmentos da indústria catarinense. Já os institutos Ambiental e de Excelência Operacional oferecem soluções em sustentabilidade e melhoria de processos produtivos para qualquer setor.
Clique nos links para saber mais sobre:
- Rede SENAI de Inovação e Tecnologia em Santa Catarina
- Institutos SENAI de Inovação no Brasil
- Institutos SENAI de Tecnologia no Brasil
- Plataforma de Inovação na Indústria
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - Gecor
Quer ficar por dentro das principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.