Florianópolis, 14.7.2016 – Para estimular adoções tardias, de grupos de irmãos, inter-raciais e de crianças e adolescentes com deficiência, a Assembleia Legislativa, em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), inicia a campanha Adoção Laços de Amor. Para marcar o lançamento da ação, que começará a veicular na mídia no próximo domingo, dia 17, a Assembleia Legislativa sedia nesta sexta-feira (15), o Seminário Estadual de Adoção. O evento terá início às 8h30 e contará com a presença de especialistas no assunto. Às 13h30, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte faz um panorama sobre o programa Novos Caminhos, executado pela entidade em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ/SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC).
Por meio do programa Novos Caminhos, as entidades da FIESC (SESI, SENAI e IEL) qualificam jovens de 14 a 18 anos com o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho. “A campanha reúne as principais entidades representativas da sociedade catarinense. No nosso caso, se trata de dar prosseguimento ao programa Novos Caminhos, que tem feito um bem muito grande para os jovens que se encontram abrigados”, destaca Côrte. O programa Novos Caminhos já capacitou mais de 400 jovens que participam de programas de acolhimento do Estado. “A soma da participação de tantas entidades certamente vai favorecer o movimento pela adoção de crianças, tanto por famílias como pelo mundo do trabalho”, acrescenta.
Outras entidades ligadas ao tema também apoiam a iniciativa que visa a sensibilizar o sistema de justiça sobre a necessidade de acelerar os processos de adoção no Estado, atualmente com 1458 crianças esperando um lar. De acordo com o presidente do Poder Legislativo, deputado Gelson Merisio, a primeira edição da campanha, lançada em 2011, teve um apelo emocional. A proposta desta vez é, além de sensibilizar, ter uma agenda de ações práticas. “Atualmente há mais pretendentes do que crianças em abrigos, mesmo assim, temos crianças há anos vivendo em abrigos. Queremos, com a ajuda de todos os parceiros, tentar fechar essa conta e acelerar os processos, realizando o sonho de tantas famílias”, argumenta.
Além da ALESC e da FIESC, são parceiros da campanha o Tribunal de Justiça, Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), a Defensoria Pública, a Secretaria de Estado da Assistência Social, a Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria de Estado da Educação e a Federação Catarinense de Municípios.
Programação Seminário Estadual Adoção Laços de Amor
Data: 15/07/2016
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Assembleia Legislativa
8h30 – Receptivo
9h - Mesa de Abertura
9h15 - Apresentação das Peças Publicitárias da Campanha Adoção Laços de Amor
Deputado Gelson Merisio - Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
9h30 – Histórias de Adoção
Denise Maria Espíndola e Paulo Ernesto Medeiros;
Marizete de Oliveira e Reginaldo Jorge Santos
10h - Intervalo Café
10h15 - Pelo direito da criança e do adolescente viver em família.
Palestrante - Dr. André Tuma (MG) - Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais
Coordenador do PROINFANCIA - Fórum Nacional dos Membros do Ministério Público da Infância e Adolescência
11h - Mesa 1 - Coordenação: Dra Priscilla Linhares Albino - Promotora de Justiça
Papel dos Grupos de Apoio a Adoção no avanço dos perfis das crianças para adoção.
Silvana de Monte Moreira (RJ) - Advogada e Presidente da Comissão Nacional de Adoção do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família.
Duração razoável do processo de adoção
Dr. Élio Braz - Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca da Capital Recife/Pernambuco
12h - Almoço
13h30 – Programa Novos Caminhos
Palestrante - Dr. Glauco José Côrte - Presidente da FIESC - Federação das Indústrias de Santa Catarina
14h - Apresentação Coral Som da Vida (AEBAS Frei Damião)
14h15 - Mesa 2 - Coordenação: Professora Elaine Paes e Lima - Coordenadora Geral do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
Caminhos da adoção: do sonho a realidade.
Dra Marlizete Maldonado Vargas - Professora Programa de Pós Graduação da Universidade Tiradentes.
Autora do livro: Adoção Tardia
15h - Histórias de adoção
Débora Lopes e Sinomar Araújo Lopes
Marta Brancher Palhano e Patrick Palhano
15h20 - Mesa 3 - Coordenação: Dra Ana Cristina Borba Alves - Juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de São José e Presidente do Fórum Nacional da Justiça Juvenil - FONAJUV
Desafios do Processo de Adoção em Santa Catarina
Dr. Enio Gentil - Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/SC
Dr. Marcelo Wegner – Promotor, Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual de Santa Catarina.
Dra. Anuska Felski da Silva - Juíza da Vara da Família Infância e Juventude de Jaraguá do Sul.
Dr. Marcelo Scherer da Silva - Defensor Público
17h15 - Histórias de Adoção
Maria Terezinha Nunes e João Batista Nunes
17h25 - Encaminhamentos estratégicos
17h30 - Café de confraternização e encerramento
Com informações da ALESC
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina