Em reunião nesta quinta-feira, Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) fez panorama das exportações para os EUA e efeitos das tarifas

Florianópolis, 11.09.25 - A Câmara de Alimentos e Bebidas da Federação das Indústrias (FIESC) debateu em reunião nesta quinta-feira (11), os efeitos do tarifaço dos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras e catarinenses. O economista da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), Cleber Sabonaro, fez uma apresentação sobre o contexto e as repercussões do aumento das tarifas pelos EUA. Segundo ele, o maior impacto no setor de alimentos está nas vendas de proteína animal, açúcar, óleos, água de coco e açaí. Ele destacou a possibilidade de um acordo de exclusão para o café e o cacau, a exemplo do que ocorre com o suco de laranja, e da castanha.

Em SC, a vulnerabilidade do segmento de alimentos e bebidas está mais concentrada em sucos de maçã, óleos e mel. Segundo dados da ABIA, o setor de A&B em SC exportou para os EUA US$ 65 milhões, o equivalente a 2,4% das exportações totais do estado para o mercado norte-americano. “Mesmo com baixa exposição total, os efeitos são multiplicadores sobre cadeias produtivas. O tarifaço tem efeito limitado em volume, mas alto em vulnerabilidade setorial e impacto regional em SC”, salientou.

A presidente da câmara, Micheli Polli Silva, lembrou que o setor de alimentos e bebidas tem barreiras de entradas em outros mercados adicionais a alguns setores, como as regras sanitárias. “Conseguir atender toda a regulamentação sanitária de um país estrangeiro não é simples e não ocorre da noite para o dia. Os mercados têm normas e regras diferentes, que somam complexidade na hora de prospectar novos clientes”, explicou.

Durante a reunião os industriais catarinenses conheceram detalhes do programa de apoio do governo do estado às indústrias exportadoras afetadas, com destaque para a recuperação de créditos de ICMS e as linhas de crédito disponibilizadas via BRDE. 
O calendário de migração do sistema tributário atual para o novo, aprovado na Reforma Tributária, e as principais alterações com impacto direto no setor também foram discutidos. 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. 
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn