Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Câmara da FIESC debate estratégias de competitividade de alimentos e bebidas de SC 

Promoção das vendas ao setor público, incluindo merenda escolar, alimentação nas penitenciárias e ao setor de defesa, está entre as prioridades

Florianópolis, 19.4.2022 - Estratégias de promoção de vendas ao setor público, incluindo merenda escolar, alimentação nas penitenciárias e para a área de defesa, estão entre as prioridades estabelecidas pela Câmara da Indústria de Alimentos e Bebidas da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em reunião on-line nesta terça (19). O colegiado também discutiu a possibilidade de criação de um selo de produto catarinense.

Os integrantes da câmara identificaram que há possibilidade de aumentar a competitividade do setor nas compras públicas. Para isso, constatam a importância de definição dos itens que compõem a merenda escolar e os padrões descritivos dos editais. 

Em sua primeira reunião como presidente do colegiado, a empresária Micheli Poli Silva defendeu a necessidade de iniciativas que possam aumentar a competitividade e a oferta de produtos catarinenses no varejo, o reconhecimento do consumidor e a agregação de valor. “Precisamos pensar em formas de aumentar a presença e a importância do produto alimentar de Santa Catarina nas redes de varejo e, consequentemente, aumentar o conhecimento da indústria sobre hábitos e comportamentos do consumidor catarinense”, disse. 

A Câmara de Desenvolvimento da Indústria de Alimentos e Bebidas é um órgão consultivo da FIESC e tem papel primordial de atuar em prol da competitividade das indústrias do segmento, defender os interesses do setor, debater ações que ampliem mercados, estimulem o investimento em tecnologias 4.0 e auxiliem a produtividade. O setor de Alimentos e Bebidas é considerado vital para a sociedade e a economia de qualquer país, sendo o Brasil um dos maiores fornecedores mundiais de alimentos. 

Em Santa Catarina, o segmento é o segundo no PIB industrial e o segundo maior empregador, com cerca de 141,2 mil postos de trabalho, depois de um saldo positivo de 4,4 mil oportunidades geradas em 2021. As 4,1 mil indústrias existentes representam 7,8% do total nacional e colocam o estado como o 5º maior do setor no país. Produtos de alimentos e bebidas representam o maior segmento de exportação da indústria de Santa Catarina e o sétimo item da pauta de importação do estado, alcançando, em 2021, saldo positivo de 1,7 bilhões de dólares na balança comercial.  


Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.