Florianópolis, 10.9.2020 – No Brasil, as vendas do mercado da construção foram superiores ao número de lançamentos em 89,1% no primeiro semestre de 2020. Foram lançadas 37.596 unidades e vendidas 71.109 unidades. A informação foi dada pelo sócio da Brain Inteligência Estratégica, Marcelo Luis Gonçalves, em reunião virtual da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção da FIESC, nesta quinta-feira, dia 10.
“É lógico que todos os anos é comum ter mais lançamentos no segundo semestre do que no primeiro, mas nesse ano foi mais impactante. Estamos conseguindo manter o mercado perene”, disse Gonçalves, ressaltando que isso é positivo, mas traz preocupação com o aumento de preços dos insumos, o que já tem ocorrido.
Ele destacou ainda os impactos da pandemia no emprego e na renda formal, fatores que influenciam nas vendas do setor da construção, mas ressaltou a redução na taxa de juros, que foi positiva para a movimentação do mercado.
No encontro também foi apresentado o projeto Sindicato Compliance, a atuação da FIESC junto ao Poder Legislativo, a nova proposta de atuação do Observatório FIESC e ações da Coopercon.