Boa gestão melhora qualidade da escola

Tema foi debatido pelo Movimento Santa Catarina pela Educação em Jaraguá do Sul nesta segunda (18) e volta à pauta nesta terça (19), em Rio do Sul

Jaraguá do Sul, 18.4.2016 – As crescentes exigências do mercado de trabalho levam à necessidade de melhorar a qualidade da educação e a gestão das escolas é uma questão central nesse processo. Essa foi a mensagem deixada na manhã desta segunda-feira (18) em Jaraguá do Sul pelos participantes do seminário Diálogos sobre Gestão da Educação, promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

O presidente da entidade, Glauco José Côrte, lembrou que no Fórum Econômico Mundial foram divulgados dados mostrando que 65% das crianças que estão nas escolas hoje vão ocupar empregos que ainda não existem. “É um mundo do trabalho que ainda não conhecemos. Sete milhões de empregos serão cortados, especialmente na área administrativa e escritórios. Desse total, apenas 2 milhões serão recriados”, alertou.

Côrte citou a poetisa e educadora chilena, Gabriela Mistral, falecida em 1957, que já em sua época chamava atenção para o que estava por vir. “Ela dizia que estávamos passando de uma realidade em que se estudava para ter uma profissão a vida toda para outra em que passa a ser necessário estudar a vida toda para ter uma profissão. Ou seja, é necessário se reciclar e qualificar constantemente”, contou Côrte, para quem a visão se Mistral foi profética.

Nesse cenário de transformação constante, o papel da gestão ganha importância cada vez maior. “O tema deste ano do Movimento Santa Catarina pela Educação é gestão escolar porque estudos mostram uma clara associação entre boa gestão e o rendimento das escolas. E o gestor escolar precisa passar por formação para isso”, afirmou Côrte. “É como nas nossas empresas, onde um bom engenheiro às vezes é escolhido diretor, mas não desempenha bem a função por não ter a qualificação para isso”, comparou.

O vice-presidente regional da FIESC Célio Bayer lembrou os desafios do Vale do Itapocu na área educacional. “Temos a meta de no final de 2017 termos 63% dos trabalhadores da indústria com ensino básico completo. Na nossa região alguns municípios já alcançaram isso, mas não nos acomodamos”, disse, informando que em algumas cidades já foi alcançado índice de 70%, enquanto em outras ainda está em 47%. “O Movimento tem essa responsabilidade, de olhar para todos os municípios da região e não só a sede da vice-presidência”, afirmou, citando ainda as estatísticas relativas à evasão escolar e o apoio das empresas locais para mudar a realidade da educação

Os administradores precisam buscar novas formas de atuação, construindo parcerias em busca de melhores resultados, defendeu o consultor do Movimento SC Pela Educação, Mozart Neves Ramos, que participa da série de eventos da FIESC e é diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna.

Para ele, novos tempos exigem novas posturas, em que a qualidade da gestão e sua profissionalização passam a ser determinantes para enfrentá-los. Ele chamou atenção para a importância do gestor ir além das questões pedagógicas e ter consistentes conhecimentos em áreas como contabilidade, finanças e recursos humanos.

Nesta terça-feira (19) o evento sobre gestão escolar ocorre em Rio do Sul, no Auditório da OAB, na Rua Bulcão Viana, 121, a partir da 10 horas.

Elmar Meurer

elmarm@fiesc.com.br