BNDES aprova programa de R$ 20 bi para financiar inovação e digitalização

Aberto a empresas de todos os portes, o BNDES Mais Inovação terá taxas a partir de TR mais 2,2 % ao ano

Florianópolis, 28.9.2023 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou nesta quinta (28) o lançamento do programa BNDES Mais Inovação, que será aberto a empresas de todos os portes. A dotação orçamentária da iniciativa é de até R$ 5 bilhões por ano, totalizando R$ 20 bilhões em quatro anos.

No apoio a investimentos em inovação, como planos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), o BNDES atuará de forma conjunta com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), oferecendo as melhores taxas para projetos alinhados com a Nova Política Industrial, elaborada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).

Para essas propostas, serão oferecidas condições idênticas entre BNDES e Finep, com taxas a partir de TR mais 2,2 % a.a. e prazo total de até 16 anos, com até quatro de carência, e possibilidade de financiamento pelo BNDES do valor total do investimento. O Banco também apoiará investimentos em plantas pioneiras, parques tecnológicos e processos de transformação digital.

Já para a compra de equipamentos com tecnologias inovadoras, bens de informática com tecnologia nacional e contratação de serviços tecnológicos, o programa oferecerá condições como taxas a partir de TR + 2,7% a.a., prazo total de até 10 anos, com carência de até dois, e participação de até 100% do valor financiado.

Financiamentos diretos e indiretos

O programa será operado tanto na modalidade direta – financiamentos contratados pelo BNDES com o cliente final – quanto em operações indiretas – quando os recursos são repassados por meio de um dos mais de 70 agentes financeiros credenciados. Neste segundo caso há o custo financeiro do agente, que será negociado diretamente com o cliente.

Além dos R$ 20 bilhões disponibilizados pelo BNDES em quatro anos, outros R$ 40 bilhões serão viabilizados via Finep com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), sendo R$ 20 bilhões em financiamentos e R$ 20 bilhões em recursos não reembolsáveis. Ambas as ações são parte do pacote de R$ 60 bilhões anunciados em julho.

Com informações do BNDES.