Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Blumenau ganha novas instalações no Complexo Esportivo do SESI

Ministro do Esporte, George Hilton dos Santos Cecílio, participou nesta quinta-feira (10) da solenidade, em Blumenau

Confira a cobertura fotográfica completa aqui.

Blumenau, 10.09.2015 – “O cenário é preocupante. Dados mostram que 45,9% dos brasileiros são sedentários, ou seja, cerca de 70 milhões de pessoas no país estão nesta condição. Isso possibilita prever uma conta, no futuro, que o poder público não conseguirá fechar”, afirmou o ministro do Esporte, George Hilton dos Santos Cecílio, nesta quinta-feira (10) em Blumenau. Durante a entrega de pista indoor, quadras poliesportivas e equipamentos de atletismo no Complexo Esportivo Bernardo Werner, do SESI, entidade da FIESC, o ministro ressaltou ainda a importância de se investir no esporte, já que é um meio de prevenção e resulta em menores gastos com a saúde pública.

“De Blumenau levaremos como exemplo a importante parceria entre poderes público e privado para dizer que é possível adotar essa iniciativa em todo o território nacional”, frisou Hilton. Além de promover o esporte, parcerias como essa ajudam a reverter o cenário de sedentarismo, possibilitando o desenvolvimento de ações que promovem mais saúde e qualidade de vida para o setor industrial e a comunidade.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou o esporte como um catalizador e impulsionador do desenvolvimento econômico. “Uma população fisicamente ativa é mais produtiva e saudável. Por isso o tema deve fazer parte da agenda positiva do País e integrado nas relações sociais e econômicas”, concluiu Côrte, falando ainda que o esporte é uma atividade que gera emprego, renda e está presente na cultura do trabalhador e do industrial catarinense. “A prática do esporte transforma vidas. Torna as pessoas mais disciplinadas, saudáveis, aptas para o trabalho e alegres”, enfatizou.

As novas estruturas

A entrega da pista indoor, duas quadras poliesportivas e equipamentos de ponta para o atletismo como: cronômetro e painel eletrônicos; bandeiras sinalizadoras; blocos de saída; bastões para revezamentos; e martelos para lançamento, foram viabilizadas com investimento de mais de R$ 10 milhões do Ministério do Esporte e do SESI. Os locais podem ser utilizados para treinamentos de alto rendimento e também pelos trabalhadores da indústria e comunidade para a prática de atividade física. A pista indoor, que possui, aproximadamente, 400 metros, recebeu camada de borracha sintética em toda a sua extensão. As quadras poliesportivas, que já foram projetadas para suprir as necessidades de esportes de alto rendimento, receberam piso de madeira flutuante com sistema de amortecimento ao impacto.

Além disso, ainda foram entregues equipamentos para atletismo que permitem competições internacionais e homologação de recordes, sistema de cronometragem e painel eletrônicos. O Complexo Esportivo Bernardo Werner recebe, diariamente, cerca de três mil pessoas para a prática de atividades físicas e de esporte. O local atenderá atletas de todo o Brasil, podendo, inclusive, sediar a preparação de outros países para os jogos olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016.

Rede Nacional de Treinamento

O Complexo Esportivo Bernardo Werner integrará a Rede Nacional de Treinamento que o Ministério do Esporte está estruturando em todo o país. A Rede Nacional de Treinamento interliga instalações esportivas existentes ou em construção espalhadas por todo o país para os Jogos Olímpicos de 2016. A estruturação da Rede Nacional está em andamento e abarca instalações de diversos padrões e modalidades, inclusive complexos multiesportivos, oferecendo espaço para detecção de talentos, formação e treinamento de atletas e equipes, com foco em modalidades olímpicas e paraolímpicas. Objetivo é criar o caminho para o atleta desde que ele dá os primeiros passos na modalidade até chegar ao topo do alto desempenho.

Também farão parte da Rede Nacional de Treinamento os 258 Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs) que estão sendo construídos em 244 municípios de todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. Em Santa Catarina, serão cinco CIEs, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Lages, São José e Joinville, num investimento total de R$ 17,4 milhões do Ministério. 

Assessoria de Imprensa – FIESC
48 3231-4671 / 8421-4224
mirianemc@fiesc.com.br

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.