Banco de Alimentos entrega selo 'empresa solidária' a apoiadores

Evento que celebrou dois anos da iniciativa ocorreu nesta segunda-feira (25), na sede da instituição que funciona junto ao centro logístico da FIESC, em São José

São José, 25.09.2023 - O Banco de Alimentos de Santa Catarina (BASC), que tem apoio da Federação das Indústrias (FIESC), reuniu nesta segunda-feira (25), em sua sede, apoiadores da iniciativa que já destinou mais de 60 toneladas de alimentos às organizações voltadas ao atendimento de comunidades carentes. Certificados com o selo 'Empresa solidária' foram entregues aos presentes.

O evento celebrou os dois anos de fundação da instituição e o primeiro ano de atividades operacionais, atendendo sistematicamente mais de 100 entidades de promoção social cadastradas, com uma média atual de mais de cinco toneladas de alimentos por mês.

“Neste pouco tempo de atuação, temos muito a comemorar e muito mais a agradecer”, afirmou o presidente da diretoria executiva do BASC, Jorge Luiz Bof, destacando a participação de mais de 35 parceiros estratégicos, além dos instituidores e representantes do poder executivo presentes na celebração.

Em seu pronunciamento, o vice-presidente regional da FIESC, Fernando Rocha, enalteceu a nobreza da iniciativa que busca diminuir as desigualdades da sociedade atual e se comprometeu a divulgar o trabalho do BASC entre as outras regionais da Federação. “Que, em breve, possamos ter uma rede de bancos de alimentos em Santa Catarina, usufruindo a expertise do que tem sido feito aqui e que mais pessoas tenham a chance de transformar suas vidas, aproveitando as novas oportunidades que virão. Fazer o bem faz bem e transforma a sociedade como um todo”, finalizou.

Para o gerente de Responsabilidade Social da FIESC, Sandro Volpato Faria, a comemoração também inicia um novo ciclo do projeto que vai muito além da doação de alimentos, com a capacitação das entidades beneficiadas, divulgação de programas profissionalizantes às famílias atendidas, como o Floripa Mais Tec, e o incentivo à criação de ‘hortas solidárias’. “Nós estaremos apoiando a construção e manutenção destas hortas e também fazendo um trabalho de educação da comunidade, ensinando sobre a importância de uma alimentação saudável”, explicou.

A cerimônia teve a presença da secretária de Assistência Social da Prefeitura de São José, Rita de Cassia Faversani, e do deputado estadual Mário Motta, que parabenizou a iniciativa desejando “que o Banco cresça o suficiente para não ser mais necessário”, indo ao encontro dos anseios dos fundadores do BASC.

O evento contou com palestra do escritor e compositor Álvaro Fernando. “Voltados a uma visão de futuro, acreditamos na evolução social das pessoas que hoje se beneficiam dos serviços do BASC e esperamos que as empresas e organizações se conscientizem de que responsabilidade social não é um custo, mas sim um investimento em capital humano que, certamente refletirá na qualidade de vida e na evolução do mundo em que vivemos”, disse Bof.

Além da FIESC, são apoiadores da iniciativa a Associação dos Rotary Clubes do distrito 4652 do Rotary Internacional, a Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Santa Catarina (FEAGRO), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), a Fundação Hermon, NSC Comunicações S/A, UNISUL, Grupo ND, entre outros.

Com informações da assessoria de imprensa regional.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC