Banco de Alimentos de Santa Catarina distribuiu 65,7 toneladas em 2023

Relatório com o dado foi entregue na sexta-feira (19) à FIESC, uma das apoiadoras da organização que busca erradicar a fome no estado

Florianópolis, 22.4.2024 - O Banco de Alimentos de Santa Catarina (BASC), organização sem fins lucrativos que busca erradicar a fome e a insegurança alimentar no estado, distribuiu 65,7 toneladas de doações em 2023.

O dado consta em relatório entregue à Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), uma das apoiadoras do BASC, nesta sexta (19), na reunião mensal da diretoria, pelos dirigentes do BASC Jorge Luiz Bof e Jaime Ziliotto. A íntegra pode ser lida clicando aqui.

O documento mostra ainda que nos últimos três meses de 2022, ano em que o banco foi criado, outras 13,09 toneladas de alimentos foram distribuídas no estado. “Convido toda a sociedade a se integrar e participar de nossa missão, tendo como ideal a meta de que nenhum catarinense dormirá com fome no futuro”, frisou Bof no relatório.

O BASC usa dados do Cadastro Único de 2021 da Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Catarina para estimar em 533 mil o número de pessoas em extrema pobreza e pobreza no estado. O Banco Mundial considera em extrema pobreza quem sobrevive com R$ 11 por dia, e em pobreza com R$ 35.

Localizado no Centro Logístico do SESI, em São José, o BASC é uma Organização Civil de Interesse Público (OCIP), regida por legislação beneficente de assistência social. É uma parceria de Rotary Club, FIESC, Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Santa Catarina (FEAGRO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Fundação Hermon, Unisul, NSC Comunicações e Grupo ND.

Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC