Banco de Alimentos de Santa Catarina arrecada 24 toneladas de doações

Lançado em setembro do ano passado, iniciativa já beneficiou 34 entidades e organizações voltadas ao atendimento de pessoas e comunidades carentes e contou com mais de 400 voluntários

Florianópolis, 24.03.2023 - Mais de 24 toneladas de alimentos foram arrecadadas nos três primeiros meses do Banco de Alimentos de Santa Catarina, lançado em setembro do ano passado. O projeto é do Rotary distrito 4652 e tem o apoio da Federação das Indústrias (FIESC). Das 24 toneladas, 15 foram arrecadadas por meio da campanha Dezembro Solidário,  realizada com o apoio da rede supermercadista do estado, além dos clubes de serviços do Rotary.

O presidente do Banco de Alimentos, Jorge Luiz Bof, lembra que o principal objetivo da iniciativa é “contribuir para a redução da insegurança alimentar e nutricional das comunidades carentes, combatendo o desperdício de alimentos e buscando erradicar a fome no Estado de Santa Catarina”. O site já possui 83 entidades cadastradas para receber doações. Se considerar toda a mobilização da campanha Dezembro Solidário, 400 catarinenses atuaram como voluntários do Banco de Alimentos.

🌐 Acesse e saiba mais sobre a iniciativa.

Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Catarina, mais de 185 mil famílias vivem em situação considerada de extrema pobreza ou pobreza. A Federação das Indústrias é uma das principais apoiadoras do projeto e, além de fornecer espaço para receber as doações, articular a distribuição às instituições por meio do programa Eu Voluntário. “Já temos uma rede consolidada de entidades que viabilizam projetos visando melhorar a condição de vida de diversas comunidades de Santa Catarina. Dessa forma, as doações serão destinadas a quem mais precisa de ajuda”, destaca o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. Outra iniciativa da Federação consiste em mobilizar campanhas dentro das indústrias, a exemplo do que vem ocorrendo na Engie, em Florianópolis, e na Gomes da Costa, em Itajaí.

O projeto catarinense é inspirado em ação semelhante que já existe no Rio Grande do Sul. Paulo Renê Bernhard, que comanda as operações do banco de alimentos por lá, ressalta que a fome é o maior flagelo da humanidade. “Hoje a fome, somando todos os problemas que nós tivemos, inclusive com o coronavírus, é o maior de todos. Nesse período do coronavírus, que se tornou o maior desafio que nós tivemos, foram 12 milhões de quilos de alimentos. Isso significa dizer quase 3 milhões de pessoas atendidas pela sociedade”, contabiliza.

Além da FIESC, são apoiadores do projeto a Associação dos Rotary Clubes do distrito 4652 do Rotary Internacional, a Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Santa Catarina (FEAGRO), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), a Fundação Hermon, NSC Comunicações S/A, UNISUL e Grupo ND.

🕊️ Como doar

Pequenas doações podem ser levadas diretamente ao Banco de Alimentos, em São José (Rua Farroupilha, 150). Já as maiores, contarão com um sistema de logística próprio para coleta e é necessário fazer contato com a equipe do projeto.

Quem preferir contribuir financeiramente com o projeto, pode depositar qualquer valor na seguinte conta:
Banco: 133 Cresol
COOPERATIVA DE CRÉDITO
Agência: 1716
Conta nr.: 48033-9
CNPJ / PIX: 44.478.094/0001-84
R. Social Banco de Alimentos de SC

:: Mais informações, envie sua mensagem via Whatsapp para (48) 99144-6918.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC