Autorizado pela Anvisa, autoteste da Covid chega à rede farmaSesi

Testagem é simples e mais confortável, apresentando resultado entre 15 e 30 minutos conforme instruções do teste; recurso está disponível em todas as lojas e pode ser adquirido também pelo site farmasesi.com.br

Florianópolis, 16.03.2022 –  A testagem caseira para o coronavírus já é possível com os autotestes autorizados no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As lojas da rede farmaSesi estão comercializando o teste que é realizado com o swab nasal (cotonete), apresentando o resultado entre 15 e 30 minutos.

>> Confira os endereços das lojas onde é possível adquirir o produto.

O autoteste pode ser feito por pessoas que apresentam sintomas de COVID-19, como tosse, febre, dor de garganta ou cansaço excessivo, entre o 1º e 7º dia de sintomas. A testagem é menos invasiva e mais confortável, pois a introdução do swab ocorre apenas na parte frontal do nariz. “O amplo acesso da população a este tipo de teste facilita medidas preventivas essenciais na pandemia. No entanto, o autoteste tem caráter orientativo e não define um diagnóstico, o qual deve ser realizado por profissional de saúde”, alerta o farmacêutico Michael Scheffmacher.

É importante atentar ainda para a manipulação correta do teste, evitando assim o chamado ‘falso-negativo’. “Seguir as instruções do fabricante é imprescindível para garantir o resultado do teste. Ainda assim, a confirmação de casos positivos, ou de negativos em indivíduos que apresentam sintomas, deve ser feita por meio do exame RT-PCR que ainda é o mais preciso no diagnóstico da infecção”, sugere. O resultado do autoteste não é válido para viagens e entradas em eventos.

O descarte do autoteste deve ser feito no lixo comum e dentro da embalagem original.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC