Áustria quer ampliar parcerias com a indústria no setor de energia

Embaixador do país esteve na FIESC nesta terça-feira (7) numa agenda de aproximação com o setor; mais de 52% dos produtos exportados pela Áustria são de alta intensidade tecnológica, como veículos, produtos imunológicos e medicamentos

Florianópolis, 7.3.2023 - O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, recebeu nesta terça-feira (7) o embaixador da Áustria, Stefan Sholz. No encontro, o embaixador destacou o interesse em estabelecer uma aproximação com indústrias fornecedoras da área de energia. “Discussões sobre a matriz energética são atuais e recorrentes, por isso buscamos parcerias especialmente com indústrias de base tecnológica. Temos interesse em receber a visita de uma delegação brasileira na Áustria”, afirmou Sholz.

Aguiar apresentou detalhes do setor industrial catarinense, destacando a diversidade. Chamou a atenção para o complexo portuário, sendo o segundo estado brasileiro que mais movimenta contêineres no país, e frisou a forte presença de empresas familiares originadas em Santa Catarina e que conquistaram diversos mercados. “Somos um estado de oportunidades. A atividade econômica de Santa Catarina é acima da média nacional, somos o segundo estado com maior crescimento econômico pós-pandemia. Além disso, registramos 12 bilhões de dólares em exportações em 2022”, frisou, destacando a corrente de comércio internacional.

Entre os principais embarques de Santa Catarina para o país em 2022 estão motores elétricos, veios de transmissão, partes de calçados, partes para máquinas e motores e transformadores elétricos. Já entre as importações vindas da Áustria destacam-se bebidas não-alcoólicas, semicondutores, aço laminado, rolamentos e máquinas para trabalhar madeira.

Alta intensidade tecnológica

Dados do Observatório FIESC mostram que o PIB da Áustria é de 475,6 bilhões de dólares (2021) e lá a indústria responde por 18,3% da geração de riquezas do país. Mais de 52% dos produtos exportados pela Áustria são de alta intensidade tecnológica, como veículos, produtos imunológicos e medicamentos.

Stefan Sholz afirmou que há muitas semelhanças entre a Áustria e Santa Catarina, especialmente por conta do histórico com os imigrantes austríacos. “O governo está executando um programa em nível global de aproximação com novos mercados e de intensificação das relações comerciais já estabelecidas. Minha ideia é buscar cooperação para que ambas as economias se beneficiem”, comentou Sholz. Depois de visitar a FIESC, o embaixador seguiu para a Casa da Agronômica, onde se encontrou com o governador Jorginho Mello.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC