Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Atualização do currículo de educação de jovens e adultos é urgente

Em evento promovido pelo SESI em Jaraguá do Sul, educador da Unesco afirma que modelo antiquado precisa ser revisto

Florianópolis, 15.7.2015 – "Há uma necessidade urgente de revermos o modelo de educação de jovens e adultos no Brasil, diante da necessidade de desenvolvimento das pessoas e também para atender a realidade da indústria”. A defesa é do coordenador da Cátedra Unesco em Educação de Jovens e Adultos, Timothy Denis Ireland, que participou do segundo debate sobre o tema, realizado em Jaraguá do Sul pelo SESI,  entidade da FIESC, nesta quarta-feira (14). “O modelo está antiquado, é preciso contemplar a formação de maneira que a educação seja cada vez mais um fator de desenvolvimento humano, mas sem negar sua importância fundamental para o avanço da indústria", acrescentou o especialista.

A preocupação de associar aos currículos maior conteúdo voltado à dimensão humana na educação ganhou destaque na fala de Timothy, ao lembrar que a educação é um processo contínuo. "A razão de ser da educação é de que somos todos seres inconclusos. Precisamos partir desta visão de que as pessoas são o centro do processo, da sua contribuição para a economia, mas essencialmente percebendo como podemos fazer para que sejam mais humanas e mais completas. Se tivermos pessoas melhores, teremos melhores resultados em todos os aspectos", afirma o educador.

Maria Tereza Cobra, gerente de Educação do SESI/SC, explica que a ideia ao se reunir especialistas é contribuir no esforço de qualificação da oferta não só pelo SESI, mas de todo o setor público municipal e estadual, do ensino a jovens e adultos. "A FIESC assumiu juntamente com a indústria de Santa Catarina o compromisso de elevar a escolaridade básica do trabalhador, unindo esforços do SESI, que é a maior rede privada de educação de jovens e adultos do País, e da rede pública de ensino. Isto se dá por meio do debate, apresentando as suas bases curriculares para que a partir daí possamos pensar em novas perspectivas para a qualificação desta oferta de educação", comenta.

Realizado no auditório do SESI, o evento contou com a participação de cerca de 120 pessoas entre educadores, gestores, representantes de secretarias municipais de educação e de professores que atuam em salas de aulas. O terceiro encontro da série será realizado no dia 24 de setembro e abordará estratégias de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos. O palestrante convidado é Fernando Haddad, diretor-presidente da Fundação Fundo Brasil de Direitos Humanos e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, do governo federal. "A proposta é buscar, por meio da qualificação da oferta da educação de jovens e adultos, pessoas mais competentes e melhor preparadas pessoal e profissionalmente. É uma ação complementar à atuação do governo, uma articulação de construção de parcerias que contribuam para qualificar esta oferta tanto na rede privada quanto na rede pública", reforça Maria Tereza.

 


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn