Desempenho é o segundo melhor do país no acumulado de 2025; resultado do quarto mês do ano é negativo em 1% na comparação com o mês de março

Florianópolis, 25.06.25 - A atividade econômica de Santa Catarina cresceu 7,1% de janeiro a abril de 2025 em comparação com igual período do ano passado, de acordo com o indicador de desempenho econômico medido pelo Banco Central (IBCR), colocando o estado com o segundo maior crescimento do país. O resultado do primeiro quadrimestre superou a média nacional do período, que foi de 3,5%. Considerado uma prévia do PIB, o indicador recuou 1% em abril na comparação com março, enquanto a média nacional do mês subiu 0,2% no mesmo período.

“O resultado na análise mensal da atividade econômica mostra sinais de desaceleração recente, refletindo um ambiente de negócios mais desafiador, marcado por juros elevados e restrições no crédito”, analisa a economista Camila Morais, do Observatório FIESC.  

Dados compilados pelo Observatório FIESC apontam que a indústria foi o principal vetor para esse crescimento. A produção industrial catarinense acumula alta de 6,4% de janeiro a abril, favorecendo a atividade econômica do estado. Na indústria, puxaram o resultado setores como a fabricação de máquinas e equipamentos, que registrou aumento de 18,7% no ano; a fabricação de produtos de metal, que teve crescimento de 17,9% nos quatro primeiros meses de 2025 e também a fabricação de veículos, que subiu 13,4% no período, na comparação com 2024.

O setor de comércio teve alta de 5,9% no acumulado do ano até abril, puxado pelo crescimento das vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico, de 18,9% no período. Também impulsionam o resultado as vendas de Tecidos, vestuário e calçados, que apresentaram incremento de 10% no período, e as vendas de hipermercados e supermercados, que avançaram 8,4% de janeiro a abril. A despeito do bom desempenho no acumulado do ano, em abril o comércio registrou recuo de 1,8% em relação a março.

O setor de serviços em Santa Catarina apresentou aumento de 4,9% de janeiro a abril na comparação com igual período de 2024. Os serviços prestados às famílias, como restaurantes, avançaram 11,9% no primeiro quadrimestre. Também impactaram positivamente o resultado o crescimento de 10% das atividades turísticas e de 7% dos serviços de transportes, auxiliares e correio. Considerando apenas o mês de abril, o segmento apresentou alta de 0,5% na comparação com o mês anterior.


Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn