Florianópolis, 25.09.25 - A economia catarinense vem desacelerando e em julho a atividade econômica medida pelo IBCR - indicador do Banco Central que é considerada uma prévia do PIB - ficou estável em relação ao mês anterior. Em queda desde abril, o índice reflete a redução do ritmo de crescimento dos grandes setores da economia, como indústria, comércio e serviços.
Em junho, a economia de SC recuou 0,1% frente ao mês anterior. Em maio o indicador mostrou queda de 0,3% frente a abril e em abril o indicador mostrou retração de 1,3% frente a março. Para o presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Gilberto Seleme, a desaceleração era esperada pelo elevado nível da taxa de juros, que deverá permanecer até o final de 2025.
O desempenho se deve, em parte, também aos efeitos do tarifaço norte-americano sobre os produtos brasileiros. “Os Estados Unidos são o principal destino das exportações do estado. As vendas de Santa Catarina para os Estados Unidos recuaram 19,5% em agosto, em relação a igual período do ano passado”, afirmou.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.